A meditação com a prática do zen budista como forma de enfrentamento do isolamento social para amenizar os impactos da pandemia do Novo Coronavírus (Covid-19). Este é o trabalho desenvolvido pelo Grupo Meditar, criado pelo professor do departamento de Comunicação e Letras, coordenador do Programa de Pós-Graduação em Letras/Estudos Literários (PPGL) da  Unimontes, o monge zen budista Élcio Lucas.

Criado há quatro meses, no âmbito das ações da Rede Voluntária de Pesquisadores da Unimontes para o atendimento da comunidade em geral no enfrentamento da pandemia do coronavírus, o Grupo Meditar está inserido no projeto da Frente Universitária contra a Covid-19. São oferecidas meditação, palestras e orientações de prática zen budista cinco dias por semana por meio do aplicativo de troca de mensagens WhatsApp.

O professor Élcio Lucas lembra que a proposta surgiu, com o advento da pandemia da Covid-19, pelo pró-reitor de Pós-Graduação da Unimontes, professor André Sena Guimarães, que incentivou os coordenadores dos programas de pós-graduação da instituição a pensar projetos para atender a população durante o isolamento social, medida de prevenção contra a transmissão do Novo Coronavírus.

“Como já utilizo os recursos do WhatsApp para práticas em outro grupo, percebi que poderia abrir para leigos, auxiliando-os no enfrentamento das dificuldades no dia a dia do isolamento social por meio da prática orientada de meditação”, afirma o professor Élcio Lucas.

Após quatro meses de atividades, o grupo já conta 196 inscritos de diversas localidades do Brasil e do exterior. Estão associados à prática no grupo 11 orientadores, monjas e monges da Sangha Maha Muni do Brasil (Mestre Tokuda Igarashi), que se revezam a cada semana nas orientações diárias.

As atividades são oferecidas de segunda a sexta-feira. A prática de meditação acontece de 6h10 às 6h30. Na sequência, depois de receber informações sobre a localização de cada participante via aplicativo, o mediador faz uma palestra que aborda temas ligados à prática meditativa. Num segundo momento, os participantes apresentam seus questionamentos e dúvidas e a meditação é encerrada às 7h10.

O Grupo Meditar já tem participantes de Montes Claros, Belo Horizonte e outros municípios mineiros como Grão Mogol, Diamantina, Mariana, Serro, Nova Lima, Patos de Minas, São Thomé das Letras e São Gonçalo do Rio Preto. Reúne ainda adeptos de cidades de outros estados como Recife, Aldeia, Bonito e São Lourenço da Mata (PE); Rio Verde (GO), Guapimrim (RJ), Curitiba (PR), São Paulo (SP). O grupo de meditação atraiu ainda pessoas de Zurich (Suiça), Ponte Caldelas (Espanha), Lisboa e Azeitão (Portugal) e de Cartagena das Índias (Colômbia).

>> Os interessados em participar do grupo devem acessar o link via WhatsApp https://chat.whatsapp.com/LXLssZPzXcVJvHxrg7tcWB

Relacionadas

Professor e pesquisador da Unimontes, Hercílio Martelli Júnior é nomeado para o Comitê de Assessoramento do CNPq
II Congresso Internacional da Unimontes vai discutir o tema “Educação e Sustentabilidade”
Unimontes e IFNMG mostram suas ações e avanços no ensino, pesquisa e extensão em estande compartilhado na 50ª Expomontes
Unimontes divulga edital do vestibular próprio do ano de 2025
Unimontes e SAGATECH Brasil assinam acordo de parceria para desenvolvimento da inovação e tecnologia
Unimontes sedia Seminário Legislativo Estatuto da Igualdade Racial