Marco Neves, professor do curso de Artes/Música da Unimontes, é o convidado do também professor Jorge Casagrande, coordenador da escola de bateria e percussão que leva seu nome, na Lapa, no Rio de Janeiro. A live será esta noite, a partir das 19h, no Instagram @jorgecasagrandeaulas.
Os temas relacionados para o bate-papo são a “educação musical no âmbito acadêmico”, “a formação profissional” e a “carreira de baterista”.
Marco Neves é doutor em Ciências Sociais/Antropologia Cultural e mestre em Etnomusicologia, com referência em estudos sobre música das comunidades quilombolas – em especial as Folias de Reis da localidade de Agreste, no Norte de Minas.
Entre os maiores especialistas em técnicas de bateria e percussão no Brasil, Jorge Casagrande é um grande incentivador do debate entre os profissionais brasileiros. Recentemente, realizou duas lives especiais com os bateristas Paulinho Braga (mineiro, que trabalhou com expoentes como Elis Regina, Milton Nascimento e Tom Jobim), e com o alagoano Carlos Bala (que tocou nas bandas de Djavan, Chico Buarque, João Bosco e Caetano Veloso, dentre outros).
Em agosto, o professor da Unimontes participará de mais duas lives com pesquisadores de outros centros brasileiros. Dentre os temas relacionados, educação musical, EaD, tecnologias digitais e Estágio Supervisionado em Música.
Marco Neves é baterista profissional há 35 anos. Dentre os vários projetos, fez parte da banda Virna Lisi. No universo acadêmico, começou no Conservatório Estadual Lorenzo Fernândez, em 96. Pela Unimontes, coordenou o curso de Música e foi chefe do Departamento de Artes, com experiência de intercâmbio no Japão.