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Professor da Unimontes lança cartilha didático-literária sobre os povos e comunidades tradicionais do Brasil

By Christiano Lopes Jilvan

March 29, 2022

Financiados pela Lei Aldir Blanc, exemplares são distribuídos gratuitamente para cada escola municipal em Montes Claros

Uma maneira lúdica de aproximar os povos e as comunidades tradicionais aos pequenos e jovens estudantes de Montes Claros e do Norte de Minas, com destaque para a diversidade brasileira e como transformá-la num legado social e ambiental no dia a dia. Esta é a proposta do livro infantojuvenil “Os povos e as comunidades tradicionais do Brasil”, pela Editora Canastra, elaborado e organizado pelo professor Gustavo Cepolini Ferreira, do Departamento de Geociências e do mestrado em Geografia da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes).

O lançamento acontece de forma didática, com a doação de 150 exemplares para as escolas de ensino fundamental e médio da rede pública municipal de Montes Claros. A distribuição será gradativa. A Escola Municipal Professora Eunice Carneiro (Bairro Corrêa Machado) e Escola Municipal Laudelina Fonseca (Jardim Alegre/Facela) foram os primeiros educandários a receber os livros, na última semana. Nesta terça-feira, a visita foi à Escola Municipal Dona Vidinha Pires.

Estas primeiras experiências, segundo o autor, foram bem positivas. O lançamento fez parte da programação do Projeto “Trilhas da Leitura”, com a participação de 250 crianças do 3º ao 5º ano do Ensino Fundamental em sessões de bate-papo e de interação, com as páginas do livro para colorir. As ilustrações são do artista visual Vinícius Ribeiro, de Montes Claros, que também atua na arte-educação. Egresso do Curso de Artes Visuais da Unimontes, atualmente ele é professor da educação básica em Pirapora.

“Neste material, trabalhamos na apresentação dos 29 povos e comunidades tradicionais do Brasil, na forma de um glossário ilustrado, com crianças como personagens na citação de cada um”, explica o professor.

POLÍTICA – A relação está em consonância com a Política Nacional de Desenvolvimento Sustentável dos Povos e Comunidades Tradicionais, instituída pelo Decreto Federal no 6.040, de 2007, tem como principal objetivo “o reconhecimento, fortalecimento e garantia dos seus direitos territoriais, sociais, ambientais, econômicos e culturais, além da valorização à sua identidade, formas de organização e instituições”.

No Norte de Minas, por exemplo, os povos e comunidades tradicionais estão representados em apanhadores de flores sempre-vivas, caatingueiros, ciganos, extrativistas, geraizeiros, indígenas, pescadores artesanais, povos e comunidades de terreiros, quilombolas, ribeirinhos, vazanteiros e veredeiros.

Nas outras representatividades tradicionais estão andirobeiras, caiçaras, castanheiras, catadoras de mangaba, cipozeiros, faxinalenses, fundo e fecho de pasto, ilhéus, isqueiros, morroquinos, pantaneiros, piaçaveiros, pomeranos, quebradeiras de coco babaçu, retireiros, seringueiros e a juventude de povos e comunidades tradicionais.

LEI DE INCENTIVO

A doação dos exemplares para as bibliotecas das escolas do município é financiada com recursos da Lei Aldir Blanc, por meio do edital 9/2021, da Prefeitura Municipal de Montes Claros, que contempla projetos de cunhos culturais que, até então, foram comprometidos pelos efeitos da pandemia do Novo Coronavírus.

“Esta é uma pequena apresentação dos povos e comunidades tradicionais do Brasil, que contribui com a divulgação de escritos autônomos com legados sociais em temas como literatura, educação, ciências humanas, política, direitos humanos e o meio ambiente”, relata o autor, que é doutor em Geografia e coordena o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID/Unimontes).

O feedback tem sido positivo, como destaca o diretor da Escola Professora Eunice Cardoso, professor Anderson Santos. “Os alunos estavam ansiosos por este momento, já que é o primeiro grande encontro presencial no retorno das aulas. A leitura será um grande aprendizado para todos”, comentou. (Com informações da jornalista Cibele Bertholi).