O professor do Departamento de Direto Público Adjetivo da Unimontes, Richardson Xavier Brant foi condecorado, na noite de quinta-feira (24), pela Câmara Municipal de Montes Claros, com o titulo de Cidadão Benemérito, conforme proposição do vereador Wilton Afonso Dias Soares e aprovação unânime dos 23 vereadores.

A solenidade também condecorou o ex-professor de direito da Universidade, o desembargador Laílson Braga Baeta Neves, e o Juiz de direito da 5ª Vara Cível de Montes Claros, Evandro Cangussu Melo, graduado pela Unimontes, ex-diretor do Foro da Comarca de Montes Claros.

Em seu discurso, Richardson Brant destacou a sua trajetória desde estudante de Direito da Unimontes, advogado, promotor de Justiça, professor universitário até passar no concurso para juiz de Direito. Ele exaltou que a advocacia e a docência de ensino superior são duas paixões intrínsecas em sua vida, ressaltando o grande apoio familiar, alicerce fundamental para o desenvolvimento humano.

“Não tenho dúvida que a educação é o principal pilar na promoção da emancipação humana, viabilizando uma participação social ativa e crítica. A educação é o instrumento primordial para que possamos construir uma consciência coletiva participativa, ética e construtora de uma sociedade mais justa e mais igualitária,” defendeu.

O reitor da Unimontes, professor Antonio Alvimar Souza, destaca a trajetória de sucesso do professor Richardson Brant, observando a sua dedicação pela advocacia e pela docência do ensino superior, mas, acima de tudo, pelo compromisso permanente de trabalhar para o bem comum, tendo engajamento pessoal e profissional pelo crescimento social.

“E um dos exemplos é que ele é um dos responsáveis pela expansão do número de vagas do ensino superior no Norte de Minas, quando foi um dos idealizadores e fundadores das Faculdades Santo Agostinho, demonstrando ações para desenvolver a região norte-mineira.” O reitor também exaltou as homenagens ao desembargador Laílson Braga Baeta Neves, ex-professor da Unimontes, e ao Juiz de Direito da 5ª Vara Cível de Montes Claros, Evandro Cangussu Melo, egresso da Unimontes, que sempre foram parceiros da universidade.

CURRÍCULO – Graduando em Direito pela Unimontes, Richardson Xavier Brant exerce a judicatura, no cargo de juiz de direito de entrância especial – Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais, desde 1997. Quando diretor do Foro da Comarca de Montes Claros estabeleceu parcerias com a Unimontes, beneficiando o Judiciário e o ensino público superior. Exerceu, entre os anos de 1993 a 1997, a advocacia e o cargo de Promotor de Justiça, no Ministério Público do Estado de Minas Gerais. É Mestre em Desenvolvimento Social pela Universidade Estadual de Montes Claros (2006) e doutorando em Desenvolvimento Social pela Universidade Estadual de Montes Claros e professor de educação superior na Universidade Estadual de Montes Claros. É sócio fundador das Faculdades Santo Agostinho de Montes Claros (MG), atual AFYA.

Relacionadas

Conselho Estadual de Educação aprova novo Estatuto da Unimontes
Unimontes aplica neste sábado as provas da 2ª fase da OBMEP 2025
ProfLetras está com inscrições abertas para Seminário de Pesquisa em Letras
Unimontes realiza, em novembro, 1º Festival de Arte e Cultura Marina Lorenzo Fernandez
Hospital da Unimontes abre inscrições para Feira do Servidor
Museu da Unimontes abre a exposição “Entre a Vida e a Morte: uma jornada fotográfica” – de 31 de outubro a 23 de novembro