O professor do Departamento de Direto Público Adjetivo da Unimontes, Richardson Xavier Brant foi condecorado, na noite de quinta-feira (24), pela Câmara Municipal de Montes Claros, com o titulo de Cidadão Benemérito, conforme proposição do vereador Wilton Afonso Dias Soares e aprovação unânime dos 23 vereadores.

A solenidade também condecorou o ex-professor de direito da Universidade, o desembargador Laílson Braga Baeta Neves, e o Juiz de direito da 5ª Vara Cível de Montes Claros, Evandro Cangussu Melo, graduado pela Unimontes, ex-diretor do Foro da Comarca de Montes Claros.

Em seu discurso, Richardson Brant destacou a sua trajetória desde estudante de Direito da Unimontes, advogado, promotor de Justiça, professor universitário até passar no concurso para juiz de Direito. Ele exaltou que a advocacia e a docência de ensino superior são duas paixões intrínsecas em sua vida, ressaltando o grande apoio familiar, alicerce fundamental para o desenvolvimento humano.

“Não tenho dúvida que a educação é o principal pilar na promoção da emancipação humana, viabilizando uma participação social ativa e crítica. A educação é o instrumento primordial para que possamos construir uma consciência coletiva participativa, ética e construtora de uma sociedade mais justa e mais igualitária,” defendeu.

O reitor da Unimontes, professor Antonio Alvimar Souza, destaca a trajetória de sucesso do professor Richardson Brant, observando a sua dedicação pela advocacia e pela docência do ensino superior, mas, acima de tudo, pelo compromisso permanente de trabalhar para o bem comum, tendo engajamento pessoal e profissional pelo crescimento social.

“E um dos exemplos é que ele é um dos responsáveis pela expansão do número de vagas do ensino superior no Norte de Minas, quando foi um dos idealizadores e fundadores das Faculdades Santo Agostinho, demonstrando ações para desenvolver a região norte-mineira.” O reitor também exaltou as homenagens ao desembargador Laílson Braga Baeta Neves, ex-professor da Unimontes, e ao Juiz de Direito da 5ª Vara Cível de Montes Claros, Evandro Cangussu Melo, egresso da Unimontes, que sempre foram parceiros da universidade.

CURRÍCULO – Graduando em Direito pela Unimontes, Richardson Xavier Brant exerce a judicatura, no cargo de juiz de direito de entrância especial – Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais, desde 1997. Quando diretor do Foro da Comarca de Montes Claros estabeleceu parcerias com a Unimontes, beneficiando o Judiciário e o ensino público superior. Exerceu, entre os anos de 1993 a 1997, a advocacia e o cargo de Promotor de Justiça, no Ministério Público do Estado de Minas Gerais. É Mestre em Desenvolvimento Social pela Universidade Estadual de Montes Claros (2006) e doutorando em Desenvolvimento Social pela Universidade Estadual de Montes Claros e professor de educação superior na Universidade Estadual de Montes Claros. É sócio fundador das Faculdades Santo Agostinho de Montes Claros (MG), atual AFYA.

Unimontes e ABA lançam livro sobre desmonte ambiental e violação de direitos
Município de Olhos D’Água recebe as ações do Projeto Unimontes Solidária
Capes/MEC aprova três novos cursos de doutorado e mais um mestrado da Unimontes.
Lançada Campanha de Financiamento Coletivo para Produção do Documentário sobre Zé Côco do Riachão
Unimontes realiza melhorias no centro esportivo universitário e demais áreas do campus-sede
Unimontes promove solenidade de colação de grau em Janaúba