Diretores de Centros de Ensino também participam do evento virtual, que analisa também pontos como avaliação e reconhecimento de cursos, Enade e estágios, dentre outros pontos

O semestre escolar da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) já está em andamento. Desde o último dia 1º de fevereiro, os professores trabalham no planejamento das práticas de graduação para o início das atividades letivas em sistema remoto, a partir do dia 22 de fevereiro.

Fórum será realizado durante dois dias, com a participação de coordenadores didáticos e diretores de Centro
(Reprodução)

E parte deste trabalho preparatório está em análise no 1º Fórum de Coordenadores de Curso da Unimontes/2021, que foi aberto na manhã desta terça-feira (9/2), com participação de 100% dos professores envolvidos. O evento prossegue agora à tarde. O formato é virtual, por meio da plataforma Google Meet, diante do cenário de pandemia do Novo Coronavírus, e a programação continuará na quinta-feira (11/2), também em dois períodos.

A organização é da Pró-Reitoria de Ensino e o evento conta, também, com a participação dos diretores dos Centros de Ensino, aos quais os cursos regulares estão vinculados. Na pauta dos trabalhos, além das discussões associadas ao planejamento integrado, os coordenadores didáticos participam das oficinas de gestão acadêmica, com ênfase também aos processos de renovação/reconhecimento dos cursos e ao Enade.

“O Fórum segue o formato já institucionalizado, em tratar todas as questões relacionadas aos cursos e às práticas de ensino de forma colegiada, com a representatividade de todos os cursos. Especialmente neste período de pandemia, procuramos intensificar ainda mais as práticas como o Fórum, até mesmo para compartilhar informações estratégicas e com reflexos diretos nas atividades acadêmicas”, explica a pró-reitora de Ensino, professora Helena Amália Papa.

PARTICIPAÇÕES

Além da pró-reitora, os trabalhos são conduzidos também pelas professoras Andrea Jakubaszko, pró-reitora adjunta de Ensino, e Andrea Puydinger De Fazio, coordenadora de Graduação.

Os relatos de experiências sobre dinâmicas e estratégias para a coordenação didática e gestão estão entre as pautas do Fórum, assim como a apresentação do estudo da Pró-Reitoria de Ensino sobre a projeção dos ingressos nos cursos e os processos de renovação e de reconhecimento dos cursos junto ao Conselho Estadual de Educação (CEE/MG).

Ficou esclarecido, ainda, que a condução sobre a possibilidade de retorno às atividades presenciais caberá aos conselhos superiores da Unimontes, mediante ao andamento do cronograma da campanha de imunização contra a Covid-19, do cumprimento dos protocolos de biossegurança e das determinações do Governo do Estado – por meio do Programa Minas Consciente.

Para a quinta-feira (11/2), pela manhã, o Fórum contará com a presença da assessora de Projetos Especiais, professora Ester Liberato, e dos coordenadores institucionais do PIBID e da Residência Pedagógica, professores Gustavo Cepolini e Leonice Paixão, respectivamente. Na oportunidade, serão abordados temas relacionados aos programas e, ainda, detalhes sobre a adequação de PPCs: licenciaturas e bacharelados e os convênios do estágio obrigatório/curricular. No período da tarde, acontece a oficina sobre o Enade (avaliação interna e qualificação dos cursos).

“As oficinas de gestão acadêmica contemplam, ainda, as metas estabelecidas na instituição, aprimorando os processos de avaliação e autoavaliação da Unimontes”, complementa a pró-reitora adjunta de ensino, professora Andrea Jakubaszko.

A Unimontes vai beneficiar 40 acadêmicos com o auxílio de inclusão digital
Professora Ester Sabino proferiu aula magna do PPGCS/Unimontes
Unimontes realiza IV Encontro Norte Mineiro de Serviço Social em Montes Claros
Unimontes Implementa Sistema Inovador para Gestão da Extensão Universitária