Mais de 3 mil atendimentos foram realizados  durante a campanha “Novembro Azul Elas por Eles”,  desenvolvida pela Unimontes, por meio da Pró-Reitoria de Extensão. A iniciativa teve o apoio das Lojas Maçônicas Vigilantes do Norte e Arlindo dos Santos e de outros parceiros como as empresas VGX, Posto Opção,  Área Engenharia e o Laboratório Cito Life.

A campanha, voltada  para a prevenção do câncer de próstata e para outros cuidados com  saúde do homem, envolveu cerca de 80 voluntários e foi desenvolvida em quatro eventos. O último deles aconteceu nesta quinta-feira (25/11), no Estacionamento do Posto Opção, em frente ao Montes Claros Shopping Center.

Na oportunidade foi realizado também o ato de encerramento do “Novembro Azul Elas por Eles”, que contou com a presença do reitor da Unimontes, professor Antonio Alvimar Souza, juntamente com o professores Paulo Eduardo Gomes de Barros e Valéria Daiane Soares Rodrigues, respectivamente, Pró-Reitor e Pró-Reitora adjunta de Extensão; e  Lincoln Wagner de Queiroz Veloso, representante do Conselho de Veneráveis Maçônicos do Norte de Minas (Covenorte).

Participaram ainda Gilson José Fróes, coordenador da Assessoria de Projetos Especiais da Pró-Reitoria de Extensão da Unimontes e coordenador do Novembro Azul Elas por Eles; o coordenador de Apoio ao Estudante da Pró-Reitoria de Extensão, Marcelo Resende Otaviano. 

Durante o “Novembro Azul Elas por Eles”, no estacionamento do Posto Opção, na quinta-feira (25), foram repassadas informações aos motoristas e pessoas que passavam pelo local sobre a conscientização para a prevenção do câncer de próstata e outros cuidados com a saúde do  homem. Foram realizados aferição de pressão e testes de glicemia. Houve também orientação sobre os bons hábitos alimentares.

O coordenador Gilson José Fróes explica que a campanha “Novembro Azul Elas por Eles” recebeu  essa denominação em homenagens às mulheres. “Na verdade, são as mulheres – mães, esposas e filhas que auxiliam o homem nos cuidados com a saúde”, afirma Gilson Fróes.

Ele lembra que um dos destaques da campanha foi o “Pedal Novembro Azul”, promovido no dia 6 de novembro, na comunidade de Buriti do Campo Santo, na zona rural de Montes Claros, que teve  grande participação de mulheres. O encontro reuniu 250 ciclistas, contando também com um momento cultural. Foi prestada homenagem ao senhor Alcides Gonçalves da Silva.

Outras atividades voltadas para a prevenção do câncer de próstata e outros cuidados com  a saúde do homem durante o “Novembro Azul Elas por Eles” ocorreram na Praça Doutor Carlos (dia 4) e no estacionamento do Posto Opção da BR 135 (saída para Bocaiuva, dia 11), com ações destinadas  aos motoristas de caminhões e carretas e de veículos de passeio.

Relacionadas

Antiga reivindicação dos alunos atendida: Unimontes vai inaugurar restaurante universitário do campus de Janaúba na próxima segunda-feira
Dia do Médico: Unimontes comemora meio século da formatura de sua segunda turma de Medicina – instituição já graduou 2.401 profissionais da área
Unimontes credenciada pela Fapemig no PCRH, que oferece qualificação de professores em áreas estratégicas
3º FETEC coloca a IA em debate para transformar carreiras e formação profissional – Inscrições até o dia 28
Unimontes lança Edital com 15 vagas para Mestrado Profissional em Desenvolvimento Econômico
Vencedores do Festival de Música Gospel da Unimontes farão abertura do show do cantor Fernandinho no evento “Louvor nos Montes”