A Universidade Estadual de Montes Claros promoveu terça-feira (19/03), a aula inaugural do Curso de Ciências Econômicas do ano letivo de 2024. A aula inaugural foi proferida pela presidente do Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas (IPEA), Luciana Mendes Santos Servo. A atividade contou também com a presença da presidente do Conselho de Regional de Economia de Minas Gerais (Corecon-MG), Valquíria Aparecida Assis; e do reitor da Unimontes, professor Wagner de Paulo Santiago.

O evento foi realizado no auditório do Centro de Ciências Humanas (CCH), prédio 2 do campus-sede. A presidente do IPEA, que é natural de Montes Claros e doutora em Economia pela Universidade de São Paulo (USP), ministrou a palestra sobre o tema “Economia Aplicada às Políticas Públicas e os desafios e perspectivas da economia”. Durante o evento, foi destacada a atuação das mulheres na área econômica.

A presidente do IPEA, Luciana Mendes Santos Servo. Foto: Neto Macedo/Ascom Unimontes

Ao cumprimentar os professores e acadêmicos do curso de Economia e saudar a presidente do IPEA e a presidente do Corecon-MG, o reitor r Wagner de Paulo Santiago enalteceu a trajetória do curso de Ciências Econômicas da Unimontes, que vai completar 52 de instalação em julho próximo. Ele destacou que a proposta da Universidade é fortalecer ainda mais a graduação.

“Junto com os professores e acadêmicos do Departamento de Economia, precisamos planejar ações ousadas. Temos que olhar para frente. E isso o curso de economia nos ensina muito bem. Com o apoio de todos poderemos em breve ter um núcleo em outros campi da Unimontes voltado para negócios”, assegurou o professor Wagner de Paulo Santiago.

Apresentação cultural do professor Leonardo Alves “o vaqueiro catrumano” na abertura da Aula Inaugural – Foto: Neto Macedo/Ascom Unimontes

Ao proferir a palestra na aula inaugural, a presidente do IPEA, Luciana Mendes Santos Servo, lembrou de suas origens norte-mineiras como referência para sua identificação e sucesso na carreira de economista.  “Mesmo morando em outras cidades, a minha raiz montes-clarense é a base do que sou hoje como economista”, declarou. “Quero mostrar a importância de levar um pouco do Norte de Minas nessa formação de economia, na qual entendo que Minas Gerais é um retrato do Brasil na sua diversidade de regiões”, completou.

“Olhando pra Minas, eu pude testar modelos de avaliação de políticas públicas que podem significar muito para o Brasil. Montes Claros entra nessa diversidade e referência por ser um polo regional pujante, mas cercada de outras regiões com vários perfis, onde a desigualdade social se expressa de uma maneira muito clara possibilitando a aplicação de testes econométricos”, afirmou a presidente do IPEA.

Na oportunidade, a presidente do Conselho de Regional de Economia de Minas Gerais (Corecon-MG), Valquíria Aparecida Assis, ressaltou a importância da presença de mulheres em postos-chave na área econômica.  “Ver uma mulher na Presidência do IPEA hoje, nos orgulha muito.  É gratificante ver as mulheres ocupando cada vez mais os espaços de destaque e gestão na comunidade acadêmica, isso demonstra também representatividade. Quero parabenizar o curso de Ciências da Economia da Unimontes pelo evento e participação efetiva junto ao Corecon”, disse.

Ela também anunciou que o Corecon-MG vai promover, em breve, em Belo Horizonte, um seminário que terá como tema a discussão sobre as mulheres na inovação, pesquisa e tecnologia. “Esperamos contar com a parceria da Unimontes para realização deste seminário tão importante para Minas Gerais”, completou a presidente do (Corecon-MG).

Presenças

A aula inaugural do curso de Ciências Econômicas contou ainda com as presenças do vice-reitor da Unimontes, professor Dalton Caldeira Rocha; da pró-reitora de Ensino, professora Ivana Ferrante Rebello; da pró-reitora de Pesquisa, professora Maria das Dores Magalhães Veloso, da diretora do Centro de Ciências Aplicadas (CCSA), professora Claudiana Aparecida Leal de Araújo; da chefe do Departamento de Economia, professora Paula Margarita Cares Bustamante; e da coordenadora do curso de Ciências Econômicas, professora Ilva Ruas Abreu, juntamente com  professores, servidores técnico administrativos, acadêmicos e convidados.

Unimontes promove acolhida dos “calouros” com 60 anos ou mais
Reitor da Unimontes recebe visita de cortesia do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Tadeu Martins Leite
Unimontes realiza acolhida aos “calouros” aprovados no vestibular para pessoas com 60 anos ou +
Montes Claros e o Norte de Minas terão reforço na saúde pública com novas contratações no Hospital Universitário da Unimontes