Prosseguirá até este domingo (24/03), em Montes Claros, o Festival “Pelas Trilhas do Velho Chico”, que conta com uma série de atividades artísticas e culturais, com acesso gratuito. O evento é uma iniciativa da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), por intermédio da Pró-Reitoria de Extensão, e da Secretaria Municipal de Cultura de Montes Claros, viabilizado com recursos de emenda parlamentar da deputada Leninha Souza.

Foto: Neto Macedo/Ascom Unimontes

A abertura oficial foi realizada quinta-feira (21/03) no Museu Regional do Norte de Minas (MRN), vinculado à Unimontes. A solenidade foi presidida pelo reitor da Universidade, professor Wagner de Paulo Santiago, juntamente com o vice-reitor, professor Dalton Caldeira Rocha. Contou ainda com as presenças de pró-reitores, pró-reitores adjuntos, coordenação do projeto e convidados.

O professor Wagner de Paulo Santiago cumprimentou os responsáveis pelo projeto de extensão “Pelas Trilhas do Velho Chico” e destacou que a iniciativa mostra o compromisso da Universidade com a valorização da cultura regional.

Foto: Neto Macedo/Ascom Unimontes

O reitor formalizou agradecimentos à deputada Leninha Souza pela liberação de recursos de emenda que viabilizaram o evento cultural. “A Unimontes é apartidária. A instituição recebe bem todos os deputados e deputadas que amam a universidade e amam a educação. E a Leninha é uma dessas pessoas”, afirmou o professor Wagner Santiago.

O pró-reitor de Extensão, professor Rogério Othon Teixeira Alves, também cumprimentou a coordenação do projeto “Pelas Trilhas do Velho Chico”, ressaltando a importância do evento para valorização da cultura do Norte de Minas.

Por sua vez, a coordenadora do projeto, professora Nelcira Durães (do curso de Artes da Unimontes), ressaltou que o evento é realizado dentro da proposta de mostrar a riqueza cultural, a criatividade e o talento dos artistas do Norte de Minas, especialmente do Vale do São Francisco.

A professora lembrou que o evento cumpre também o objetivo de colocar os artistas em contato com o povo. Anunciou ainda que o objetivo é que nas próximas edições, o festival venha ser levado para cidades do Vale do Rio São Francisco que conta com campi da Unimontes.

PRESENÇAS

A solenidade de abertura oficial contou ainda com as presenças das pró-reitoras de Ensino (professora Ivana Ferrante Rebello) e de Pesquisa (professora Maria das Dores Magalhães Veloso), do pró-reitor adjunto de Extensão (professor Marcelo Brito), da secretária municipal de Cultura, Júnia Rebello; da assessora parlamentar Helen Santa Rosa (representando a deputada Leninha Souza), do diretor do Museu Regional do Norte de Minas, Georgino Jorge de Souza Neto; e da vereadora Iara Pimentel, juntamente com professores, artistas, servidores técnico-administrativos, acadêmicos e convidados.

PROGRAMAÇÃO

O Festival “Pelas Trilhas do Velho Chico tem continuidade nesta sexta-feira (22/03), no campus-sede da Unimontes com “Cortejo de História”, com Rayane Martins, Priscilla Custódio e Lázaro Martins. Às 15 horas, será ministrada a palestra “Médio São Francisco: arte e cultura como potência para o turismo de base comunitária”, com Herbert Canela, ítalo Mendes e Gleydson Mota. A mediadora será a professora Ana Thé. Às 18 horas, o Grupo Lirais, coordenado pela professora Maristela Cardoso, apresenta hall de entrada do Centro de Ciências Humanas (CCH).

Às 19 horas, no Museu Regional, haverá a sessão de cinema – Cine Barranco. A partir das 20 horas, no Corredor Cultural, serão realizadas apresentações de samba, com os grupos “Surubim e os Pocomã” e “Samba dos Montes”.

No sábado, está prevista uma programação no Corredor Cultural que será iniciada às 16 horas, com o teatro infantil “O Leão Mentiroso”, a ser apresentado pelo grupo do Teatro Universitário, projeto de extensão da Unimontes. Na sequência, haverá as apresentações “Rei dos Temerosos”, de Januária, às 17 horas; Carol Boaventura, às 19 horas; Molado de Suó, às 20 horas; e Marcelo Veronez (“Não sou nenhum Roberto”), às 21 horas.

No domingo (24/03), às 10 horas, no Museu Regional, acontecerá a apresentação “Violão no Museu”, de Juarez Moreira. Às 16 horas, será iniciada a programação no Corredor Cultural, com o espetáculo “Dança do pote” (cultura gorutubana), por grupo artístico de Janaúba, seguido das apresentações “A Barca da Rua Torta”, de Geovane Sassá e Boi de Reis, de São Francisco, às 17 horas; e Bruno e Fabiana, às 18 horas.
O festival será encerrado com apresentação do cantor Bob Silva, às 20 horas, no Corredor Cultural.

Unimontes promove acolhida dos “calouros” com 60 anos ou mais
Reitor da Unimontes recebe visita de cortesia do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Tadeu Martins Leite
Reitor da Unimontes participa de evento para promover o desenvolvimento sustentável do Norte de Minas
Unimontes realiza acolhida aos “calouros” aprovados no vestibular para pessoas com 60 anos ou +