A Universidade Estadual de Montes Claros promoveu terça-feira (19/03), a aula inaugural do Curso de Ciências Econômicas do ano letivo de 2024. A aula inaugural foi proferida pela presidente do Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas (IPEA), Luciana Mendes Santos Servo. A atividade contou também com a presença da presidente do Conselho de Regional de Economia de Minas Gerais (Corecon-MG), Valquíria Aparecida Assis; e do reitor da Unimontes, professor Wagner de Paulo Santiago.
O evento foi realizado no auditório do Centro de Ciências Humanas (CCH), prédio 2 do campus-sede. A presidente do IPEA, que é natural de Montes Claros e doutora em Economia pela Universidade de São Paulo (USP), ministrou a palestra sobre o tema “Economia Aplicada às Políticas Públicas e os desafios e perspectivas da economia”. Durante o evento, foi destacada a atuação das mulheres na área econômica.
Ao cumprimentar os professores e acadêmicos do curso de Economia e saudar a presidente do IPEA e a presidente do Corecon-MG, o reitor r Wagner de Paulo Santiago enalteceu a trajetória do curso de Ciências Econômicas da Unimontes, que vai completar 52 de instalação em julho próximo. Ele destacou que a proposta da Universidade é fortalecer ainda mais a graduação.
“Junto com os professores e acadêmicos do Departamento de Economia, precisamos planejar ações ousadas. Temos que olhar para frente. E isso o curso de economia nos ensina muito bem. Com o apoio de todos poderemos em breve ter um núcleo em outros campi da Unimontes voltado para negócios”, assegurou o professor Wagner de Paulo Santiago.
Ao proferir a palestra na aula inaugural, a presidente do IPEA, Luciana Mendes Santos Servo, lembrou de suas origens norte-mineiras como referência para sua identificação e sucesso na carreira de economista. “Mesmo morando em outras cidades, a minha raiz montes-clarense é a base do que sou hoje como economista”, declarou. “Quero mostrar a importância de levar um pouco do Norte de Minas nessa formação de economia, na qual entendo que Minas Gerais é um retrato do Brasil na sua diversidade de regiões”, completou.
“Olhando pra Minas, eu pude testar modelos de avaliação de políticas públicas que podem significar muito para o Brasil. Montes Claros entra nessa diversidade e referência por ser um polo regional pujante, mas cercada de outras regiões com vários perfis, onde a desigualdade social se expressa de uma maneira muito clara possibilitando a aplicação de testes econométricos”, afirmou a presidente do IPEA.
Na oportunidade, a presidente do Conselho de Regional de Economia de Minas Gerais (Corecon-MG), Valquíria Aparecida Assis, ressaltou a importância da presença de mulheres em postos-chave na área econômica. “Ver uma mulher na Presidência do IPEA hoje, nos orgulha muito. É gratificante ver as mulheres ocupando cada vez mais os espaços de destaque e gestão na comunidade acadêmica, isso demonstra também representatividade. Quero parabenizar o curso de Ciências da Economia da Unimontes pelo evento e participação efetiva junto ao Corecon”, disse.
Ela também anunciou que o Corecon-MG vai promover, em breve, em Belo Horizonte, um seminário que terá como tema a discussão sobre as mulheres na inovação, pesquisa e tecnologia. “Esperamos contar com a parceria da Unimontes para realização deste seminário tão importante para Minas Gerais”, completou a presidente do (Corecon-MG).
Presenças
A aula inaugural do curso de Ciências Econômicas contou ainda com as presenças do vice-reitor da Unimontes, professor Dalton Caldeira Rocha; da pró-reitora de Ensino, professora Ivana Ferrante Rebello; da pró-reitora de Pesquisa, professora Maria das Dores Magalhães Veloso, da diretora do Centro de Ciências Aplicadas (CCSA), professora Claudiana Aparecida Leal de Araújo; da chefe do Departamento de Economia, professora Paula Margarita Cares Bustamante; e da coordenadora do curso de Ciências Econômicas, professora Ilva Ruas Abreu, juntamente com professores, servidores técnico administrativos, acadêmicos e convidados.