Universidade Estadual de Montes Claros realizou em 26/10, atividades do I Congresso Internacional de Educação e Inovação – “educação digital: transformando pessoas e lugares”. O Congresso será promovido até o dia 27 de outubro, de forma hibrida em Montes Claros e nos demais campi da Universidade.

Entre as principais atividades realizadas estão a Mesa Redonda do Congresso – Metodologias ativas e digitais para o desenvolvimento de competências com os professores convidados José González-Monteagudo (Universid de Sevilla), Fábia Magali Santos Vieira (Unimontes), Marcelo Miranda Lacerda do Instituto Federal do Norte de MInas (IFNMG) e Liliane Campos Machado da Universidade de Brasília (UnB), tendo como moderadora a pró-reitora Adjunta de Ensino da Unimontes, professora Helena Murta Moraes Souto, no auditório do Centro de Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS) – prédio 06, campus-sede.

Mesa Redonda do VI SIMPEF: Estudos Socioculturais do Esporte e da Educação Física: memórias do esporte, museus e patrimônio: dos arquivos sonoros do Museu da Imagem e do Som (anos 1960) às entrevistas filmadas do Museu do Futebol (anos 2010) com os professores convidados: Georgino Jorge de Souza Neto (DEFD/Unimontes), Bernardo Borges Buarque de Hollanda (FGV CPDOC) e teve como moderadora a professora Ester Liberato Pereira (PPGH/Unimontes).

A na parte da tarde foi realizada Mesa Redonda do Seminário Internacional de Pós-Graduação – Parcerias Internacionais na Pós-Graduação (26/10), com o presidente da FAPEMIG, professor Paulo Sérgio Lacerda Beirão, moderada pelo pró-reitor de Pós-Graduação da Unimontes, professor Marlon Cristian Toledo Pereira, no Auditório do CCH – 2º andar do Prédio 02.

A Conferência principal aconteceu no final do dia, na quadra 1 – campus-sede em Montes Claros, com o tema: Perspectivas de Fomentos para a Internacionalização da Pesquisa e Pós-Graduação com os palestrantes: Presidente da FAPEMIG, professor Paulo Sérgio Lacerda Beirão e a coordenadora Geral de Programas Institucionais e Bolsas Internacionais da CAPES) – on-line, professora Vanessa Fernandes de Araújo Vargas.

O palestrante fez uma palestra focada na importância da pesquisa e seus desafios e de que forma ela tem funcionado no país. “Na minha visão, o grande desafio que a pesquisa tem no Brasil, e especialmente em Minas Gerais, é colocar ciência, tecnologia e inovação como motores do desenvolvimento econômico e social sustentável.

Ele também explicou como deveria ser a estrutura da pesquisa “O ideal seria chegarmos à estrutura de conhecimento pode gerar tecnologia, tecnologia pode gerar produtos inovadores, produtos com valor agregado. E isso leva a riqueza e também bem-estar “, completa o professor.

Após as palestras, foram entregues, Prêmio UNIMONTES de Dissertações e Teses defendidas em 2022 e também o prêmio para as iniciações científicas.

Congresso

Na programação do evento estão previstas palestras, mesas-redondas, oficinas, e apresentações de trabalhos científicos sediados no Campus-sede da Unimontes, no sistema híbrido com atividades presenciais e online, nos campi de Almenara, Brasília de Minas, Januária, Janaúba, Salinas, São Francisco, Paracatu, Pirapora e Unaí. As palestras terão participação de convidados da França, Espanha e de Portugal, além do Brasil. Também foram apresentados trabalhos de iniciação cientifica e oficinas.

O congresso também conta com a 11ª Edição da Feira de Economia Popular Solidária: Valorização do poder popular e da diversidade regional com participantes de Montes Claros e região, comidas típicas, artesanato, apresentações musicais, Núcleo do Pequi e produtos regionais está sendo realizada até 26 de outubro, no campus- sede, entre às 10:00 e 19:00 horas.

A promoção do I Congresso Internacional da Unimontes conta com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), da Receita Federal, da Companhia do Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba (Codevasf), da Prefeitura de Monte Claros e de outros parceiros.

Relacionadas

Antiga reivindicação dos alunos atendida: Unimontes vai inaugurar restaurante universitário do campus de Janaúba na próxima segunda-feira
Dia do Médico: Unimontes comemora meio século da formatura de sua segunda turma de Medicina – instituição já graduou 2.401 profissionais da área
Unimontes credenciada pela Fapemig no PCRH, que oferece qualificação de professores em áreas estratégicas
3º FETEC coloca a IA em debate para transformar carreiras e formação profissional – Inscrições até o dia 28
Unimontes lança Edital com 15 vagas para Mestrado Profissional em Desenvolvimento Econômico
Vencedores do Festival de Música Gospel da Unimontes farão abertura do show do cantor Fernandinho no evento “Louvor nos Montes”