Universidade Estadual de Montes Claros realizou em 26/10, atividades do I Congresso Internacional de Educação e Inovação – “educação digital: transformando pessoas e lugares”. O Congresso será promovido até o dia 27 de outubro, de forma hibrida em Montes Claros e nos demais campi da Universidade.

Entre as principais atividades realizadas estão a Mesa Redonda do Congresso – Metodologias ativas e digitais para o desenvolvimento de competências com os professores convidados José González-Monteagudo (Universid de Sevilla), Fábia Magali Santos Vieira (Unimontes), Marcelo Miranda Lacerda do Instituto Federal do Norte de MInas (IFNMG) e Liliane Campos Machado da Universidade de Brasília (UnB), tendo como moderadora a pró-reitora Adjunta de Ensino da Unimontes, professora Helena Murta Moraes Souto, no auditório do Centro de Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS) – prédio 06, campus-sede.

Mesa Redonda do VI SIMPEF: Estudos Socioculturais do Esporte e da Educação Física: memórias do esporte, museus e patrimônio: dos arquivos sonoros do Museu da Imagem e do Som (anos 1960) às entrevistas filmadas do Museu do Futebol (anos 2010) com os professores convidados: Georgino Jorge de Souza Neto (DEFD/Unimontes), Bernardo Borges Buarque de Hollanda (FGV CPDOC) e teve como moderadora a professora Ester Liberato Pereira (PPGH/Unimontes).

A na parte da tarde foi realizada Mesa Redonda do Seminário Internacional de Pós-Graduação – Parcerias Internacionais na Pós-Graduação (26/10), com o presidente da FAPEMIG, professor Paulo Sérgio Lacerda Beirão, moderada pelo pró-reitor de Pós-Graduação da Unimontes, professor Marlon Cristian Toledo Pereira, no Auditório do CCH – 2º andar do Prédio 02.

A Conferência principal aconteceu no final do dia, na quadra 1 – campus-sede em Montes Claros, com o tema: Perspectivas de Fomentos para a Internacionalização da Pesquisa e Pós-Graduação com os palestrantes: Presidente da FAPEMIG, professor Paulo Sérgio Lacerda Beirão e a coordenadora Geral de Programas Institucionais e Bolsas Internacionais da CAPES) – on-line, professora Vanessa Fernandes de Araújo Vargas.

O palestrante fez uma palestra focada na importância da pesquisa e seus desafios e de que forma ela tem funcionado no país. “Na minha visão, o grande desafio que a pesquisa tem no Brasil, e especialmente em Minas Gerais, é colocar ciência, tecnologia e inovação como motores do desenvolvimento econômico e social sustentável.

Ele também explicou como deveria ser a estrutura da pesquisa “O ideal seria chegarmos à estrutura de conhecimento pode gerar tecnologia, tecnologia pode gerar produtos inovadores, produtos com valor agregado. E isso leva a riqueza e também bem-estar “, completa o professor.

Após as palestras, foram entregues, Prêmio UNIMONTES de Dissertações e Teses defendidas em 2022 e também o prêmio para as iniciações científicas.

Congresso

Na programação do evento estão previstas palestras, mesas-redondas, oficinas, e apresentações de trabalhos científicos sediados no Campus-sede da Unimontes, no sistema híbrido com atividades presenciais e online, nos campi de Almenara, Brasília de Minas, Januária, Janaúba, Salinas, São Francisco, Paracatu, Pirapora e Unaí. As palestras terão participação de convidados da França, Espanha e de Portugal, além do Brasil. Também foram apresentados trabalhos de iniciação cientifica e oficinas.

O congresso também conta com a 11ª Edição da Feira de Economia Popular Solidária: Valorização do poder popular e da diversidade regional com participantes de Montes Claros e região, comidas típicas, artesanato, apresentações musicais, Núcleo do Pequi e produtos regionais está sendo realizada até 26 de outubro, no campus- sede, entre às 10:00 e 19:00 horas.

A promoção do I Congresso Internacional da Unimontes conta com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), da Receita Federal, da Companhia do Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba (Codevasf), da Prefeitura de Monte Claros e de outros parceiros.

Unimontes e IFNMG mostram suas ações e avanços no ensino, pesquisa e extensão em estande compartilhado na 50ª Expomontes
Unimontes divulga edital do vestibular próprio do ano de 2025
Unimontes e SAGATECH Brasil assinam acordo de parceria para desenvolvimento da inovação e tecnologia
Unimontes sedia Seminário Legislativo Estatuto da Igualdade Racial