“É preciso que as Universidades incentivem cada vez mais a Ciência a Tecnologia e a Inovação e, ao mesmo tempo, dê oportunidades aos diferentes sonhos dos jovens, que estão cheio de boas ideias”. As palavras são do professor Evaldo Ferreira Vilela, presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), que proferiu palestra na solenidade oficial de abertura do 9º Fórum de Ensino, Pesquisa, Extensão, Planejamento e Gestão (Fepeg), realizada na noite dessa quarta-feira (23/9), na quadra 1, do campus-sede da Universidade Estadual de Montes Claros.

-Galeria de Fotos

A palestra fez alusão ao tema central o Fórum: “Humanização da Ciência, na Tecnologia e na Inovação”, dirigida a pesquisadores, professores, acadêmicos e servidores da Universidade Estadual de Montes Claros. O presidente da Fapemig enalteceu o papel da Unimontes na valorização dos jovens nas diferentes regiões de Minas Gerais.

“A Universidade Estadual de Montes Claros atende regiões de grandes desafios como o Norte de Minas e o Vale do Jequitinhonha. Em meio às dificuldades, consegue dar oportunidades aos jovens e presta um grande e importante serviço ao Estado de Minas Gerais”, pontuou o presidente, que fez um elogio especial ao Núcleo de Ópera da Unimontes, que se apresentou na abertura dos trabalhos.

APOIO IRRESTRITO

Ele ressaltou ainda que o Governo do Estado de Minas Gerais e o governador Fernando Pimentel vêm dando demonstrações de apoio irrestrito às ações da Fapemig, permitindo o nosso trabalho em favor do fomento à pesquisa e à inovação científica e tecnológica. Finalizou afirmando que “é necessário e indispensável traduzir o significado da Ciência e da Tecnologia para a sociedade.

“As Universidades precisam repensar seu papel no contexto da Ciência e da Inovação Tecnológica, investir na formação de seus pesquisadores e, sobretudo, reforçar as oportunidades para os jovens”, contextualizou.

A palestra de abertura do 9º Fepeg aconteceu na quadra 1 do campus-sede da Unimontes. O Fórum de Ensino, Pesquisa, Extensão e Gestão é o evento acadêmico mais importante da Unimontes e reúne um público estimado em aproximadamente cinco mil pessoas, entre acadêmicos e professores da Universidade e de outras instituições de ensino superior do Norte de Minas, Noroeste, Centro e Vales, além de alunos dos cursos a distância e bolsistas do Programa Institucional de Iniciação à Docência (PIBID), estudantes e professores do ensino fundamental e médio.

A solenidade de abertura teve a presença do reitor da Unimontes, professor João dos Reis Canela e do vice-reitor, professor Antonio Alvimar Souza, além dos pró-reitores de Ensino, Pesquisa, Pós-Graduação, Extensão, Planejamento e Gestão.

AGRADECIMENTOS

O reitor João Canela fez agradecimento especial ao presidente da Fapemig pelo apoio e incentivo recebidos. “A nossa Unimontes vem a cada dia reinventando suas ações em beneficio do ensino superior e da pós-graduação. A nossa qualificação só é atingida com a indispensável compreensão da Fapemig, que investe na nossa ciência e inovação tecnológica”, disse o reitor.

Presidente do Fepeg, o professor e pró-reitor adjunto de Extensão, professor Paulo Eduardo Gomes de Barros, fez um agradecimento a todos os envolvidos na realização do evento, sobretudo, ao suporte da gestão superior em todos os segmentos. “Em nove anos, é absolutamente perceptível a evolução do Fórum como estímulo ao desenvolvimento acadêmico, não apenas para a comunidade da Unimontes, mas também com a integração com outras instituições públicas e privadas da área de abrangência da Unimontes”.

O 9º Fepeg teve início nessa quarta-feira (23/9) e termina no sábado (26/9) com ampla programação. Fique por dentro de tudo o que acontece pelo endereço eletrônico www.fepeg.unimontes.br e as palestras são transmitidas ao vivo pela WEB TV Fepeg – www.fepeg.unimontes.br/tv.