Já pensou transformar seu TCC num negócio, uma ideia que renda prêmio? Pois, é. Numa proposta idealizada pelo projeto de Extensão Economia Mercado e Internacionalização (EMEI), vinculado ao Departamento de Ciências Econômicas da Unimontes, tal iniciativa será possível. Esse é objetivo do Prêmio TCC Empreendedor, que será desenvolvido no âmbito da Universidade por meio do EMEI, com o apoio Incubadora de Empresas de Base Tecnológica da Unimontes (Inemontes)e a Coordenação de Inovação Tecnológica (CIT).

O objetivo do EMEI é promover a integração dos acadêmicos de Ciências Econômicas com o mercado, por meio de ações que disseminem a cultura da autoaprendizagem. A proposta também é apoiada pela Inemontes e CIT, cujo objetivo é ampliar a cultura empreendedora na Unimontes.

Para estimular a participação dos acadêmicos, a partir desta sexta-feira (18) serão realizadas gratuitamente mesas de debate com temáticas que abordam temas como Pensando o Setor de Agropecuário no Norte de Minas; Pensando a Gestão Tributária no Norte de Minas; Mesa 03:  Empreendedorismo e Inovação: experiências e perspectivas; Desafios de uma Startup Norte Mineira e a Web Summit de Lisbon.

“Tanto a Inemontes quanto a CIT têm excelência no desenvolvimento de projetos e empreendimentos, cujos produtos, processos e serviços sejam de base tecnológica ou de impactos social, possuindo ainda uma equipe experiente e multidisciplinar”, destaca o professor e um dos coordenadores da iniciativa no âmbito da Unimontes, Cleuber Vieira. Além dele, também atuam no projeto as professoras Nayane Freire e Sidineia Souza.

Prêmio – O Prêmio TCC Empreendedor é um concurso que busca estimular e selecionar Trabalhos de Conclusão de Curso de graduação da Unimontes que tratem sobre a temática do Empreendedorismo, Inovação e/ou Micro e Pequenas Empresas (MPEs).

“Com o Prêmio, esperamos dar visibilidade à produção acadêmico-científica de estudantes dos cursos de graduação da Unimontes, que aborde tais temáticas. Além disso, queremos incentivar o desenvolvimento do conhecimento no campo do empreendedorismo e o desenvolvimento de novos produtos, soluções de problemas e novos empreendimentos”, acrescenta o professor Cleuber Vieira.

O TCC Empreendedor tem também o objetivo de estimular a cultura empreendedora na comunidade acadêmica, permitindo melhor visibilidade à produção acadêmico-científica de trabalhos voltados a soluções de problemas do mercado, suas empresas e organizações.

“A inovação deste projeto se dá por utilizar a Metodologia de Elaboração de TCC pautada na relação Universidade e Mercado, onde o acadêmico, ao apresentar o TCC Empreendedor à premiação, espera-se que o mesmo esteja apto para sua vida profissional se tornando um diferencial no mercado”, destacam os organizadores.

Apoios

– Coordenações dos Cursos de Administração, Contabilidade, Direto, Economia e Gestão Pública da Unimontes.

– EMEI, INEMONTES, Coordenadoria de Inovação Tecnológica, Receita Federal do Brasil, Sociedade Rural de Montes Claros, FUNDETEC, ACI Innovation, Promoburn

Professores Fátima Maia, Claudionor Barros, Paula Cares e José Henrique Oliva

Acadêmicos do Curso de Economia: Túlio Dias Silva e Wilson Lino José de Oliveira

Programação do Lançamento do TCC Empreendedor

TCC Empreendedor, empreendendo e inovando academicamente

Mesa 1: Pensando o Setor de Agropecuário no Norte de Minas

Expositores: Gabriel Rodrigues Pimenta de Carvalho, Coordenador Geral da Sociedade Rural de Montes Claros.

Prof. Claudinor Barros, Prof. de Economia Agrícola.

Profa. Paula Margarita Cares Bustamante, Profa. Dra. Em Desenvolvimento Social.

Acadêmico Wilson Lino José de Oliveira

18/11/2022: Sexta Feira

Horário: 7h10 às 8h40

Mesa 2: Pensando a Gestão Tributária no Norte de Minas

Expositores: Andrey Soares de Oliveira, Delegado Regional da Receita Federa do Brasil, em Montes Claros.

Profa. Maria de Fátima Rocha Maia, Profa. Dra. de Economia do Setor Público.

Prof. José Henrique Barbosa Oliva, Prof. de Contabilidade Tributária e Auditoria

Acadêmico Túlio Dias Silva

Horário: 9h às 10h40

Horário: 9h às 10h40