A Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), por intermédio da Pró-Reitoria de Pesquisa, promove a segunda edição do  Prêmio Mulheres em Destaque na Ciência.  A iniciativa tem como objetivo  reconhecer, estimular, valorizar e dar visibilidade às mulheres da Unimontes envolvidas na solução dos grandes desafios da humanidade por meio da ciência, tecnologia e inovação.

A premiação será concedida em duas categorias: Pesquisadora Jovem e Pesquisadora Sênior. As inscrições já estão abertas e poderão ser feitas até o dia 18 de fevereiro de 2024.  As candidatas poderão se inscrever por meio de formulário disponível na página oficial da universidadede.(https://unimontes.br/pro-reitoria-de- pesquisa/premios/).

A entrega da distinção  às vencedoras será realizada por ocasião das comemorações do Dia Internacional da Mulher, 8 de março. 

O prêmio visa inspirar a comunidade científica nas diferentes áreas do conhecimento e contribuir para mitigar as desigualdades de gênero na ciência. Conforme o primeiro artigo do regulamento do concurso, o “Prêmio Mulheres em Destaque na Ciência”  será outorgado a “mulheres pesquisadoras pertencentes ao quadro da Unimontes,  cujo trabalho de pesquisa tenha contribuído de forma significativa para o avanço científico”.  

Na categoria Pesquisadora Jovem poderão concorrer mulheres pesquisadoras que ingressaram na Unimontes a partir de primeiro de janeiro de 2014. Na categoria Pesquisador Sênior serão contempladas mulheres que ingressaram na universidade até 31 de dezembro de 2013

“Comemorar o Dia Internacional da Mulher e homenagear as mulheres da ciência da Unimontes, simboliza um momento de reflexão da luta no combate às desigualdades, discriminação de gênero e a busca de condições equiparadas de oportunidades”, afirma a pró-reitora de Pesquisa da Unimontes, professora Maria das Dores Magalhães Veloso. 

“É um momento que busca promover o debate, dar visibilidade e ampliar a relevância da presença feminina na pesquisa científica e tecnológica. É também uma oportunidade para encorajar outras mulheres, mostrando que é possível vencer obstáculos e ocupar espaços na realização de uma profissão técnica e científica”, completa a pró-reitora.

Ela lembra que dados da Unesco de 2020 apontam que apenas 30% dos cientistas no mundo são mulheres. No Brasil as mulheres pesquisadoras representam 40%. Além disso, um estudo recente, realizado no Brasil, mostrou que as mulheres detêm apenas 24% das Bolsas de Produtividade, concedida pelo CNPq aos cientistas mais produtivos do país. 

Áreas do conhecimento

De acordo com o regulamento, a premiação será concedida a apenas uma mulher em cada grande área do conhecimento, conforme estabelecido pelo Conselho Nacional do Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). As áreas do conhecimento contempladas são: Ciências Exatas e da Terra e Engenharias, Ciências Biológicas, Ciências da Saúde, Ciências Agrárias, Ciências Sociais Aplicadas e Ciências Humanas e Linguística, Letras e Artes

Serviço: Prêmio Mulheres em Destaque na Ciência – Unimontes

Como se inscrever: pela internet – https://unimontes.br/pro-reitoria-de- pesquisa/premios/. 

Até quando se inscrever:  18 de fevereiro de 2024.

Relacionadas

Conferência discute Educação Antirracista
Unimontes Representada na Entrega da Medalha Santos Dumont
Escola Família Agrícola Veredinha recebe oficinas de Geografia
HU Unimontes promove Simpósio de Atendimento Escolar à Criança Hospitalizada
Fapemig aprova projeto de R$ 20 milhões para a criação do Centro de Excelência do Semiárido na Unimontes
Unimontes realiza abertura da I Semana do Direito