“Temos que enaltecer o trabalho dos professores, servidores técnico-administrativos e acadêmicos”, afirma reitor

A Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) ocupa a 82ª posição entre 203 universidades públicas e privadas do país avaliadas no estudo Ranking Universitário Folha (RUF 2023), do Jornal Folha de São Paulo. A pesquisa aborda os critérios ensino, pesquisa, inovação, mercado e internacionalização das instituições de ensino superior. De acordo com o levantamento, entre 20 universidades mineiras, a Unimontes ocupa a 12ª posição.

“O ranking mostra um considerável avanço da Unimontes entre as instituições de ensino superior do país, com a melhoria em posições importantes nas áreas de ensino, pesquisa e internacionalização se comparadas com avaliações anteriores, graças ao trabalho da nossa comunidade acadêmica”, afirma o reitor da Universidade, professor Wagner de Paulo Santiago.

Campus-sede em Montes Claros – Foto: Ascom Unimontes

Ele destaca que ações efetivas estão sendo adotadas pela Reitoria da Unimontes para assegurar a modernização da universidade, que certamente garantirão avanços nas áreas de mercado e inovação, parâmetros que permanecem estáveis em posições, sendo fundamentais para o crescimento da instituição.

“Temos que enaltecer o trabalho dos professores, servidores técnico-administrativos e acadêmicos nesses avanços desde a última avaliação, pois temos a plena consciência que a Unimontes é o instrumento mais importante de desenvolvimento nas regiões onde atua, sendo um braço avançado do Estado de Minas Gerais indutor do progresso e da geração de uma força motriz capaz de mudar a realidade e a vida de milhares de pessoas”, pontua o reitor.

O professor Wagner Santiago salienta que a atual gestão superior da Unimontes tem trabalhado constantemente para a melhoria dos quesitos avaliados pelo RUF (ensino, pesquisa, mercado, inovação e internacionalização), além de implementar uma política sólida voltada para o fortalecimento da pós-graduação e extensão. Também investe na melhoria da prestação de serviços à comunidade, especialmente, na área de saúde, por intermédio do Hospital Universitário Clemente de Faria, único do município que oferece 100% gratuito, bancado exclusivamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

“A nossa meta principal é a modernização da universidade. Atuamos em consonância com um mundo cada vez mais moderno, mais dinâmico e em busca de resultados práticos da aplicação de recursos públicos”, assegura o reitor da Unimontes.

O desempenho da Unimontes no Ranking Universitário Folha 2023 também foi enaltecido pela pró-reitora de Ensino da instituição, professora Ivana Ferrante Rebello. “A posição que a Unimontes ocupa no ranking divulgado é estratégica”, afirma a pró-reitora, lembrando que devem ser considerados alguns aspectos que não foram contabilizados na avaliação. Um deles, ressalta, é que a Unimontes gera um grande impacto Norte de Minas, promovendo a reorganização social, profissional e educacional para a sociedade da região, que, historicamente, careceu de maior assistência em termos de políticas públicas.

“Quando se mede o desempenho de uma universidade, esses são detalhes que não são considerados”, observa a pró-reitora. Ela destaca que em 2023, a Unimontes passou a ser contemplada com mais investimentos e ganhou maior visibilidade, com a aprovação de um número significativo de projetos de pesquisadores da instituição pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig|).
“De 32 editais de pesquisa disponibilizados pela Fapemig, 28 foram de pesquisadores da Unimontes. Isso representa a força de nossos pesquisadores e reflete o tempo de reestruturação e mudanças que vivemos”, considera a professora Ivana Ferrante Rebello.

A pró-reitora ressalta que a Universidade vai prosseguir na sua trajetória de avanços. “Estamos trabalhando para alcançar cada vez mais a excelência no ensino, em todas as áreas do saber. Para isso, teremos, em 2024, programas de formação continuada de professores, incremento no uso de tecnologias na sala de aula e aumento de convênios e parcerias com outras instituições de ensino, visando o diálogo, ações participativas e reestruturação dos nossos cursos”, anuncia.

IGC aponta a qualidade do ensino

A boa qualidade do ensino na Unimontes também é auferida com a nota 4 do Indice Geral de Cursos (IGC). A pró-reitora Ivana Ferrante Rebello explica que o IGC é um indicador do Ministério da Educação (MEC) que calcula a média ponderada da qualidade dos cursos de graduação e pós-graduação de uma instituição, variando de 1 a 5.

“A nota 4 do IGC da Unimontes aproxima da excelência. Mas, vamos chegar a nota 5, pois temos docentes com titulação, pesquisas de expressão sendo desenvolvidas e um corpo discente cada vez mais motivado”, enfatiza a professora Ivana Ferrante Rebello.

Curso de Agronomia entre os melhores do país

Um dos destaques da Unimontes no RUF 2023 é o curso de Agronomia, que foi classificado entre os 25 cursos da área no país. A graduação, oferecida no Campus de Janaúba, ocupa o 23º lugar entre 350 cursos avaliados. Outros cursos da instituição norte-mineira também foram bem avaliados.

“Considero que o resultado alcançado é resultado excelente para a nossa região e para a instituição”, afirma o coordenador do curso de Agronomia da Unimontes, professor Carlos Eduardo Corsato. Ele destaca que o desempenho do curso de Agronomia no RUF 2023 resulta de “uma longa trajetória”, sustentada em três pilares: “qualificação e comprometimento do corpo docente”, “pesquisa, iniciação científica e extensão como componentes complementares à formação acadêmica” e “inserção regional com o setor produtivo”.

Relacionadas

Unimontes promove acolhida dos “calouros” com 60 anos ou mais
Reitor da Unimontes recebe visita de cortesia do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Tadeu Martins Leite
Reitor da Unimontes participa de evento para promover o desenvolvimento sustentável do Norte de Minas
Unimontes realiza acolhida aos “calouros” aprovados no vestibular para pessoas com 60 anos ou +
Montes Claros e o Norte de Minas terão reforço na saúde pública com novas contratações no Hospital Universitário da Unimontes
Editora Unimontes publica livro trabalho e formação humana