“Há muito tempo percebemos que estamos fazendo escola. A Universidade é interminável. E estamos sempre lutando para adquirir novos espaços, a partir do ensino, da pesquisa, extensão, gestão e da prestação de serviços”, disse o reitor da Unimontes, professor João dos Reis Canela, citando o médico Alcino Lázaro da Silva. A menção fez parte da aula inaugural do curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Gestão Pública, realizada nessa quinta-feira (29/9), no auditório da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino Superior do Norte de Minas (Fadenor), prédio 7, campus-sede.

A iniciativa é resultado de convênio firmado entre a Universidade Estadual de Montes Claros e Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e as Secretarias de Estado de Educação e de Saúde de Minas Gerais. O curso será oferecido gratuitamente pela Unimontes, sendo que os professores envolvidos na iniciativa, vinculados ao Departamento de Ciências da Administração, ministram voluntariamente os módulos do curso.

“Haverá contribuições importantes entre as instituições partícipes. Já temos uma experiência a partir da implementação do curso de Tecnólogo em Gestão Pública, ministrado em Montes Claros e em Pompéu pela Unimontes. O curso será uma oportunidade para que os gestores, professores, alunos e egressos troquem experiências”, disse o chefe do referido departamento, professor Juventino Ruas de Abreu Júnior.

Chefe do 11º Departamento de Polícia Civil, o delegado geral Renato Nunes Henriques colocou a instituição à disposição da Unimontes e destacou a proposta inovadora do curso, que “amarra a necessidade dos servidores ao oferecimento de um curso gratuito e de qualidade”.

“É uma oportunidade ímpar para que a corporação – cinco militares participam do curso – tenha uma preparação diferenciada. E para nós, é uma satisfação participar de mais uma parceria com a Unimontes e os demais órgãos”, avaliou o comandante do 4º Comando Operacional de Bombeiros Militar, coronel Primo Lara de Almeida Júnior.

Para o comandante da 11ª região da Polícia Militar de Montes Claros, coronel César Ricardo de Oliveira Guimarães “a Unimontes cumpre a tarefa de instigar as demais instituições no Norte de Minas e, a partir do curso, permitirá que outros entes dialoguem em nível de gestão pública. Nesse sentido, a Unimontes cumpre sua função social e espelha em toda a região”, disse, durante a aula inaugural.

CORPO DOCENTE

Coordenador do curso, o professor Felipe Fróes Couto apresentou os aspectos gerais de operacionalização do curso aos alunos e, na sequência, a professora Maria de Fátima Pinho Godinho ministrou a aula inaugural do módulo inicial: “Modelos Teóricos da Administração Pública”.

O corpo docente será formado por 18 professores (mestres e doutores) da Unimontes, que vão atuar na especialização sem receber nenhum ganho adicional. O curso é gratuito e oferece 45 vagas. Ao todo são 400 horas, com 15 módulos.