Nova versão foi elaborada a partir da opinião de usuários e prioriza demandas das comunidades acadêmica e externa

Com mais de 1 milhão de acessos por ano – só nos primeiros cinco meses deste ano foram mais de 600 mil visitas –, o Portal da Unimontes inaugura uma nova fase em 2019. Responsivo, moderno e remodelado, com navegação fácil e intuitiva, a nova plataforma que foi lançada nesta sexta-feira (24/5), pelo reitor Antonio Alvimar Souza, justamente na data em quem se comemora os 57 anos de fundação da Universidade Estadual de Montes Claros.

O projeto acompanha as tendências dos meios digitais e foca na promoção da diversidade, que é a expressão máxima da Universidade. De postagem de notícias, links, editais e comunicados, o novo portal passa a ter também caráter de internacionalização, com versões em quatro idiomas – além do português –: inglês, espanhol, francês e chinês, assim como reportagens mais densas sobre pesquisas, dados sobre a estrutura funcional, serviços e atividades desenvolvidas pela Universidade.

Para o novo ambiente digital foi feito um amplo estudo de cores, fontes e design, com a consulta a vários especialistas.

Desenvolvido há 8 meses numa parceria da Diretoria de Tecnologia e Informação (DTI) e Assessoria de Comunicação Social (Ascom), o Novo Portal tem a perspectiva do usuário.

“A participação da comunidade acadêmica, previamente consultada, foi fundamental para orientar a arquitetura e estruturar cada seção. Além disso, tivemos o cuidado de priorizar o conteúdo, que é o sustentáculo de qualquer portal. Ele garante navegação tranquila e está atrelado a um design responsivo – acessível em qualquer tela –, organização aprimorada e maior interatividade com o usuário”, explica o assessor-chefe de Comunicação Social, jornalista Andrey Librelon.

O conteúdo, as seções e menus foram desenvolvidos para privilegiar as informações mais procuradas pelos usuários. “Nesta perspectiva, vamos ampliar a visibilidade da Unimontes”, completa.

TIMELINE

No ar desde 1999, o portal Unimontes passou por várias versões, sempre acompanhando as tendências tecnológicas. Conforme lembra o diretor de TI da Unimontes, Diego Castro, “a Unimontes começou a adotar o sistema de gerenciamento de conteúdo (CMS) em Joomla a partir de 2011. O novo sistema de gerenciamento é desenvolvido em wordpress pelo fato de ter destaque na web, possuir plugins e extensões e versatilidade nos formatos”, explica.

Castro acrescenta que, “o fato de ser software livre e não trazer custos adicionais, facilita o desenvolvimento, como troca de experiências, acesso livre ao código e intercâmbio com comunidades de desenvolvimento”. Além disso, várias instituições de ensino adotam as mesmas tecnologias, que se mostram como tendência no desenvolvimento de portais institucionais.

O projeto dá mais evidência para as pesquisas realizadas pela Unimontes e para temas de interesse geral, como tecnologia, inovação e educação, serviços. Tanto o público interno e externo poderão encontrar as informações sobre as formas de ingresso, graduação e pós-graduação e serviços oferecidos pela Universidade.

Relacionadas

Seminário discute a Lei da Libras, seus impactos e perspectivas
Editora Unimontes lança livro sobre “ligações estratégicas” entre Oswald de Andrade e Psicanálise
Unimontes inaugura Circuito de Conhecimentos nesta segunda-feira
Unimontes seleciona professor para cursos técnicos em Administração para vários municípios mineiros
Unimontes abre inscrições para professor de curso técnico em Saúde Bucal no município de Francisco Sá
História oral – Professores fazem palestra sobre Pedro Braga e Saluzinho