Mobilização começa neste dia 1º e vai até 14 de junho, Dia Mundial do Doador
(Foto: Arquivo Hemominas)

A partir deste sábado (1º/6), o Hospital Universitário Clemente de Faria, vinculado à Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), inicia a mobilização para estimular a doação de sangue no Hemominas. O HUCF é uma das participantes da campanha “Junho Vermelho”, que conta com a adesão de outras instituições de saúde credenciadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em Montes Claros: Santa Casa, Hospital Aroldo Tourinho e Hospital das Clínicas Mário Ribeiro.

A campanha também será extensiva nas demais unidades da Unimontes. O objetivo é atrair o maior número de potenciais doadores ao Hemominas entre os dias 10 e 14 de junho. Antes deste prazo, a mobilização será feita em todas as unidades e setores internos do Hospital Universitário e também no campus-sede, junto aos professores, servidores técnico-administrativos e acadêmicos, com o efeito multiplicador aos familiares.

Os coordenadores consideram a campanha pertinente, diante da aproximação do período do inverno, quando, normalmente, os estoques dos bancos de sangue são reduzidos por causa da queda nas doações; 14 de junho é o Dia Mundial do Doador de Sangue.

Para doar, os voluntários deverão fazer o agendamento junto ao Serviço “Fale Fácil do Hemominas” – disque 155 – ou pelo número (38) 3224-8238. Podem ainda comparecer diretamente à unidade do órgão em Montes Claros, na Rua Urbino Viana, 640, ao lado da Câmara Municipal. Há, ainda, o aplicativo MGapp, no qual o interessado pode agendar o atendimento/doação.

Quem pode doar sangue:
Pessoas entre 16 e 69 anos – os candidatos entre 16 e 17 anos ou com mais de 60 anos devem conhecer as normas e documentos necessários para a ação.
• Quem estiver em boas condições gerais de saúde;
• Quem mantém um estilo de vida saudável e não se expõe a situações com risco acrescido para aquisição de doenças infecciosas e sexualmente transmissíveis.
• Quem pesa acima de 50 kg.

ALMG aprova projeto do governador Zema para contratação temporária de servidores da educação
Hospital Universitário  inaugura o Projeto Caminho das Flores no mês dedicado à maternidade
Divulgadas obras literárias indicadas para o Vestibular próprio e PAES da Unimontes
Unimontes anuncia ampliação do número de leitos pediátricos no Hospital Universitário