O Edital 23/2022 será aberto para alguns Cursos de Licenciatura da Universidade

O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) – Edital 23/2022, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), terá início – em 18 meses (de outubro de 2022 a março de 2024) para os seguintes cursos de licenciatura da Unimontes: Biologia, Educação Física, Letras-Português, Geografia, História, Matemática e Pedagogia.

Na nova edição, conforme lembra o Coordenador Institucional PIBID-Unimontes, professor Gustavo Henrique Cepolini Ferreira, serão 10 núcleos de sete cursos da Universidade, que fortalecerão a formação docente em diálogo com as escolas públicas. Importante lembrar que, em função do número de bolsas disponíveis pela CAPES, nesta edição não será possível a participação dos demais cursos de Licenciatura.

O processo teve início no último dia (17) com uma reunião entre os Coordenadores de Área, equipe da Pró-Reitoria de Ensino (PRE) e a Assessora de Projetos Especiais da PRE, professora Ester Liberato Pereira.

PIBID – O PIBID é uma iniciativa que integra a Política Nacional de Formação de Professores do Ministério da Educação (MEC) e fomenta a iniciação à docência, contribuindo para o aperfeiçoamento da formação de docentes em nível superior e para a melhoria de qualidade da educação básica pública brasileira (Estadual e Municipal).

Além disso, o programa propõe importantes objetivos de incentivar a formação de docentes em nível superior para a Educação Básica; contribuir para a valorização do magistério; elevar a qualidade de formação inicial de professores nos cursos de licenciatura, promovendo a integração entre educação superior e educação básica e contribui para a articulação entre teoria e prática necessárias à formação dos docentes, elevando a qualidade das ações acadêmicas nos cursos de licenciatura, entre outros.

Por meio do PIBID, a Unimontes alcança várias áreas do Estado de Minas, como Central, Norte, Noroeste, Vales do Jequitinhonha, Mucuri e Rio Doce. Ao todo, são 45 escolas (10 municipais e 35 estaduais) e contam com a participação de 421 bolsistas.

O PIBID é dividido em Coordenador Institucional, Coordenadores de Área, Coordenadores dos subprojetos dos Curso, Professores Supervisores, Professores da Educação Básica, Bolsistas de Iniciação à Docência e graduandos dos cursos de licenciatura que tenham concluído menos de 60% do curso.

Unimontes comemora 60 anos dos primeiros cursos superiores do Norte de Minas e homenageia suas fundadoras
Unimontes lança edital inédito com vagas para pessoas acima de 60 anos
Museu Regional da Unimontes tem apresentações musicais e palestras com acesso gratuito
Unimontes desenvolve projeto de atenção à saúde mental para atender estudantes gratuitamente