Na próxima terça-feira (28/09), será realizado o debate sobre o “Norte de Minas:  cultura catrumana, suas gentes, razão liminar”, evento em formato virtual que faz parte de iniciativa inserida nas atividades docentes do Departamento de Política e Ciências Sociais da Unimontes que conta com o apoio da Pró-Reitoria de Ensino da Unimontes.  O  encontro terá como expositor o antropólogo e professor João Batista Almeida Costa, do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Desenvolvimento Social (PPGDS) da Unimontes. Ele aborda o tema  “Norte de Minas: cultura catrumana, suas gentes, razão liminar” em um livro homônimo do ciclo de debates.

O evento será mediado pelo professor Rômulo Soares Barbosa, do Departamento de Política e Ciências Sociais. A discussão poderá ser acompanhada, gratuitamente, a partir das 19h10, no canal do Departamento de Política e Ciências Sociais no Youtube, no link https://youtu.be/CKG80g_fXFg

O projeto “Encontros e Debates” é coordenado pelo professor Fabiano José Alves de Souza. Ele destaca que o ciclo de debates mensais discute temas emergentes e atuais, “a partir de uma abordagem das ciências sociais, que agrega três áreas de estudo: a antropologia, a sociologia e a ciência política”.

O professor João Batista Almeida Costa informa que, durante o encontro,  fará uma exposição sobre os principais pontos do livro “Norte de Minas: cultura catrumana, suas gentes, razão liminar”, baseado em estudos e pesquisas que ele realizou sobre o processo de ocupação da região.

“Vamos destacar o Norte de  Minas, a partir do conhecimento que temos desenvolvido dos pontos de vista cultural, histórico e político, fazendo uma crítica cultural a Minas Gerais por esconder e ter vergonha do Norte de  Minas. Do ponto de vista geopolítico, somos vinculados ao estado de Minas Gerais. Mas, do ponto de vista da identidade, somos tratados como “ baianos cansados” ou “baianeiros”. Não nos é permitido ter uma identidade de Minas Gerais”, pondera o antropólogo.

“Na história, não estamos na ideologia da mineiridade. Nossa cultura é singular, não é baiana nem mineira”, observa o professor João Batista Almeida Costa. “Por isso que me refiro à razão liminar do Norte de Minas”, completa. Costa salienta ainda que abordar as “gentes da região” refere-se às comunidades tradicionais do Norte do estado, que inclui os quilombolas,  geraizeiros, vazanteiros, catingueiros e veredeiros, além das tribos indígenas “Xacriabá” e “Tuxá”.

 

Serviço
Projeto “Encontros e Debates”
“Norte de Minas: cultura catrumana, suas gentes, razão liminar”
Expositor: professor João Batista Almeida Costa
Dia: terça-feira (28/9)
Horário: 9h10
Como assistir: pelo canal do Departamento de Política e Ciências Sociais da Unimontes no Youtube
Link: https://youtu.be/CKG80g_fXFg

Relacionadas

Unimontes será um dos centros de pesquisa para programa de cuidados cardiovasculares no SUS
Edital Sisu/Unimontes 2025 – Inscrições começam no dia 17 de janeiro
Unimontes Reforça Compromisso com Biossegurança em Laboratórios de Pesquisa
Unimontes investe em conectividade e oferece Office 365 gratuito à comunidade acadêmica
Prazo para renovação de matrículas para o primeiro semestre de 2025: 13 a 22 de janeiro
PA Campus segue aberto até dia 26 e retorna em fevereiro