O Grupo de Estudos e Pesquisas em Metodologia, Violência e Criminalidade (GMVC), coordenado pelas professoras do departamento de Política e Ciências Sociais da Unimontes, Maria Ângela Figueiredo e Sheyla Borges faz o questionamento acima em pesquisa que será aplicada junto à população de Montes Claros.

O objetivo é identificar como o montes-clarense percebe a violência, os sentimentos que pode provocar, a que pessoa/instituição os moradores recorrem para solucionar problemas relacionados à segurança pública e como a população percebe o trabalho da Polícia Militar.

“Mesmo com o avanço nas políticas públicas e com incentivo cada dia maior por parte do Estado no policiamento da cidade, questiona-se o efetivo alcance da população a esses novos recursos. Isso porque, para um trabalho policial efetivo e de qualidade, faz-se necessária a legitimação por parte da população, para que assim contribuam e confiem na prestação desse serviço”, destacam as pesquisadoras.

APLICAÇÃO

As pesquisadoras explicam que “não é necessária qualquer identificação, o que assegura o anonimato das respostas”. O questionário será destinado a toda população montes-clarense, com aplicação virtual e ficará disponível até o fim do mês de setembro.

Os interessados em participar da pesquisa acadêmica devem acessar o link. O levantamento, que conta com a participação de acadêmicos, vinculados à iniciação científica do GMVC/Unimontes, visa compreender se a percepção de segurança dos moradores da cidade condiz com os índices de violência apontados nos últimos anos e assim, apresentar propostas práticas, em parceria com a Polícia Militar de Montes Claros, para aumentar a sensação de segurança da população e logo, a qualidade de vida na cidade. 

Foto de capa: Fábio Marçal /PMMC

Relacionadas

Unimontes anuncia processo seletivo para contratação de professores
Unimontes lança edital de monitoria voluntária no curso de Medicina
Professora da Unimontes vira exemplo na superação da gagueira
Programa de Residência em Medicina de Família e Comunidade da Unimontes já atendeu mais de 40 mil pessoas
Estudantes e servidores da Unimontes têm plantão psicológico com atendimento gratuito
Reitor dá posse aos novos membros do Conselho Universitário da Unimontes