Inscrições estão abertas e concorrência será em cinco categorias diferentes; integração e consciência entre os objetivos

Será realizado em Montes Claros o primeiro Campeonato Virtual de Pipas do Brasil, como o caráter educativo e de fomentar uma das principais tradições do interior do País nesta época do ano, mesmo com o cenário de pandemia da Covid-19. A iniciativa é da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), por intermédio da Pró-Reitoria de Extensão, juntamente com o Conselho de Veneráveis do Norte de Minas (Convenorte), Grande Oriente do Brasil/MG, Grande Loja Maçônica de Minas Gerais, InterTV Grande Minas e outros parceiros.

As inscrições já estão abertas e podem ser feitas pelo WhatsApp (38) 9 9204-7253 até o 18 de setembro. A final da competição está prevista para 26/9.

Conforme o assessor de Projetos Especiais da Pró-Reitoria de Extensão da Unimontes, professor Gilson José Fróes, o 1º Campeonato Virtual de Pipas do Brasil tem o caráter de campanha educativa. O objetivo é mostrar a importância da prática de lazer de forma segura, em um local adequado, sem uso de linhas cortantes (cerol e linha chilena), que são proibidas.

Veja o regulamento completo (PDF)

O evento também busca despertar a criatividade dos candidatos e a consciência cidadã, de forma que a prática ocorra também longe da rede elétrica, sem risco de acidentes. Outro objetivo é integrar a família, pais e filhos, em uma atividade recreativa e divertida, além de oportunizar a interação social, lazer e recreação sem muito custo e com as devidas precauções.

CATEGORIAS

Os participantes do Campeonato Virtual de Pipas vão concorrer em seis categorias: “Engenhosidade” (modelos diferenciados de pipas que usem o princípio da criatividade/inovação para se sobressair das demais); “Beleza” (designer da pipa, formato, adereços e cor); “Maior Pipa” (dimensões da pipa, a questão de confecção e, caso o participante seja classificado, na competição final também serão avaliados as condições de voo).

Outras categorias são: “Menor Pipa” (Modelos pequenos – dimensões da pipa, a questão de confecção e, se participante seja classificado, na competição final também serão avaliados as condições de voo) e “Pipa de Material Reciclável” (modelos construídos a partir de material reciclável e, caso o participante seja classificado, na competição final também serão avaliados as condições de voo).

Há, ainda, a concorrência entre “Frases Criativas” – serão avaliadas a criatividade de cada participante e a coerência com o tema proposto: conscientização e prevenção de acidentes causados por práticas inadequadas ao soltar pipa.

CRITÉRIOS

Representante da Maçonaria na organização do Festival, o professor Lincoln de Queiroz Veloso, explica que os candidatos deverão se inscrever da seguinte forma: tirar uma foto e produzir um vídeo de 15 segundos da pipa voando. Na sequência, deverão enviar a foto e o vídeo com a identificação (nome da pipa, categoria, nome do participante, nome do responsável, escola onde estuda e cidade onde mora) para o número do WhatsApp (38) 9 9204-7253.

As pipas encaminhadas pelo sistema virtual serão avaliadas por uma comissão. Serão classificados cinco candidatos em cada categoria para a disputa final, que será realizada no dia 26 de setembro, no campo de futebol do Centro Esportivo Universitário “Reitor João Valle Maurício”, no campus-sede da Unimontes.

Conforme explica o professor Gilson Froes, na etapa final, os candidatos terão um tempo para empinar a pipa, sendo novamente avaliados por uma comissão julgadora. Ele ressalta que a etapa final do concurso vai obedecer todos os cuidados e protocolos de segurança e distanciamento, cumprindo as medidas preventivas contra a transmissão do Novo Coronavírus (Covid-19).

A premiação para os vencedores ainda será definida. Os candidatos poderão esclarecer dúvidas por e-mail: nae@unimontes.br ou cae@unimontes.br.

Unimontes realiza IV Encontro Norte Mineiro de Serviço Social em Montes Claros
Hospital Universitário da Unimontes recebe novo projeto de paisagismo
Docente da Unimontes é homenageada como “ Profissional Professora Destaque da Região Norte de Minas pelo CRA – MG
Unimontes terá preenchimento de vagas em seus cursos para pessoas com mais de 60 anos