“Procissão das Almas” acontece em Mariana desde 1850 e vídeo-documentário ajudou a manter a tradição durante a pandemia
O professor Lucas Carvalho, da Universidade Estadual de Montes Claros, é um dos convidados do evento de encerramento do projeto virtual “Brasil Vivo! Festas, Tradições e Cultura Popular”, que acontece nesta quinta-feira (8/7), pelo Youtube. A promoção é do Serviço Social do Comércio (SESC), de Ribeirão Preto, que completa 75 anos em 2021. A transmissão será pelo canal https://www.youtube.com/user/sescribeirao.
Ele é um dos autores do projeto vídeo-documentário “Procissão das Almas”, uma pesquisa completa sobre a manifestação cultural e religiosa que acontece desde 1850 na histórica Mariana, uma das cidades de destaque no período do ciclo do ouro em Minas Gerais.
![](https://unimontes.br/wp-content/uploads/2021/07/Procissao-1024x672.png)
O bate-papo contará com a participação também da professora Hebe Rola, pesquisadora e promotora da cultura marianense e Andrea Goldschmidt, fotógrafa paulista, produtora audiovisual e curadora do projeto. A produtora cultural Vandreza Freiria será a mediadora.
SOBRE
A “Procissão das Almas” acontece a 171 anos, sempre durante a Semana Santa, na noite de Sexta-Feira da Paixão. Nela, os vultos brancos perambulam pelas ruas do centro histórico da cidade durante a madrugada “como almas que rezam por outras almas. Com orações, cantos e trajes, a procissão mistura folclore com religião, fé e lendas”, destacam os realizadores.
“A procissão foi filmada em 2019 e a ideia inicial era usar os arquivos numa produção vídeo-documental que intercalasse imagens do cortejo com entrevistas, uma forma de registro e divulgação do patrimônio”, justifica o pesquisador. Mas, segundo ele, com a chegada da pandemia, a procissão foi suspensa por causa do isolamento social e, por isso, decidiu fazer uma edição apenas com os arquivos.
![](https://unimontes.br/wp-content/uploads/2021/07/canva-photo-editor-15.png)
“O horário histórico da procissão, que saí sempre às 0h05 do Sábado de Aleluia foi mantido para o lançamento do vídeo e o resultado é algo mais cru da experiência, que coloca o espectador como se estivesse participando: um alento aos participantes nesse momento em que não podemos aglomerar”.
O professor mestre Lucas Carvalho é docente do curso de Licenciatura em Artes Visuais da Unimontes, na subárea de Teoria da Arte. Além de diversas exposições individuais e coletivas, possui 8 livros publicados, de contos, poemas e quadrinhos.
É criador e coordena o projeto de extensão “Cozinha Gráfica”, que tem o objetivo de democratizar conteúdo sobre arte e cultura popular pela internet. Recentemente, ele lançou o projeto virtual exposição “Catopê Contemporâneo”, referente ao patrimônio imaterial do Congado montes-clarense.