O projeto “Conversa com a Camerata”, da Universidade Estadual de Montes Claros, recebe neste mês o convidado Bruno Correia Figueiredo, violonista brasileiro entre os mais representativos na técnica de instrumentos de cordas dedilhadas, como o alaúde. A live será nesta quinta-feira (23/9), às 19h30, com transmissão pelo Google Meet e pelo canal da Camerata no YouTube. A participação é gratuita a qualquer interessado, com entrega de certificado.

A organização envolve a Camerata de Violões, projeto vinculado à Pró-Reitoria de Extensão, e a coordenação do curso de Artes/Música da Unimontes. O tema central é “Música Antiga, prática de performance historicamente informada no alaúde e guitarra (violão)”.

Canal Camerata de Violões – YouTube

Bruno Figueiredo é natural do Rio de Janeiro e já integrou a Camerata de Violões do Conservatório Brasileiro de Música (CBM), no qual respondeu também pela cadeira de violão clássico. Além da didática em instrumentos de cordas dedilhadas, é pesquisador em repertório alaudístico dos séculos XVI e XVII.

Bruno Figueiredo é o convidado da Camerata de Violões (Divulgação)

Nos últimos 16 anos, Bruno desenvolve estudos associados à “Execução Historicamente Informada” e sobre o repertório e práticas interpretativas em instrumentos da família do alaúde – tese do seu doutorado pela UFRJ, em 2011 (gênero tocata e suas possibilidades de interpretação nas obras Giovanni Girolamo Kapsperger).

O convidado possui prêmios em concursos nacionais de violão, como o Inter-Universitário, Souza Lima e IBEU (Instituto Brasil-Estados Unidos), e em eventos internacionais: Portland e Ralph Stevens (Arizona), além do concurso Norman Douglas Sholin (Arizona/EUA). Outra experiência bastante significativa está na “Masterclass” com alaudistas internacionais: o francês Eugéne Ferré e o australiano John Griffiths.

SOBRE – Com atividades desde 2002, a Camerata de Violões da Unimontes é formada por professores, alunos da graduação em Artes/Música, egressos e convidados. O principal objetivo está na possibilidade de divulgar o violão como instrumento solista e em grupo, com variado repertório de câmara, entre músicas eruditas e populares. A coordenação é do professor Geraldo de Alencar Durães Filho, com a participação de Christiane Franco, Reginaldo de Almeida Martins, Daniel Novais, Luiz Carlos Vieira Júnior, Igor Coimbra, Adelson Alves da Silva, Wagner Fillipe Rodrigues Siqueira e Antônio Carlos Júnior.

Unimontes comemora 60 anos dos primeiros cursos superiores do Norte de Minas e homenageia suas fundadoras
Unimontes lança edital inédito com vagas para pessoas acima de 60 anos
Museu Regional da Unimontes tem apresentações musicais e palestras com acesso gratuito
Unimontes desenvolve projeto de atenção à saúde mental para atender estudantes gratuitamente