Participação é voluntária e respostas podem ajudar em diretrizes como a oferta de cursos para a formação continuada

Com diversas denominações, o Curso de Teatro é ministrado pela Unimontes desde 1993 (Fotos: Arquivo)

Uma pesquisa busca traçar o perfil dos egressos do curso de Teatro da Universidade Estadual de Montes Claros. O trabalho é permanente e a abrangência identificada na atuação destes profissionais pode colaborar como sugestões para as próprias diretrizes da graduação e na formação acadêmica continuada. Os primeiros resultados foram divulgados neste mês e, conforme o estudo, 76,9% dos graduados em Teatro pela Unimontes atuam profissionalmente na área artística e 73,1% trabalham diretamente com atividades de ensino.

Coordenadora das atividades, a professora mestre Solange Sarmento explica que a pesquisa é por amostragem, já que a participação é voluntária. Os primeiros dados disponibilizados no último dia 3/5 referem-se às respostas coletadas entre 2019 e 2020, com 53 pessoas graduados.

Conforme a linha de tempo citada pela pesquisadora, a primeira turma em Artes Cênicas foi diplomada pela Unimontes em 1993, ainda como apêndice do então curso de Educação Artística.

Desde então, a estrutura curricular passou por modificações, com outras denominações: curso de Educação Artística com Licenciatura Plena/Artes Cênicas, curso de Artes com ênfase em Teatro, licenciatura em Artes/Teatro e, atualmente, curso de Teatro.

NÚMEROS

Pesquisa será permanente, com publicações periódicas dos resultados pelos organizadores

O resultado da pesquisa pode ser acessado pelo link: http://bit.do/teatro_egressos. Nela, dos 53 entrevistados, 48 revelaram como “ótimo (nota 5) e muito bom (nota 4)” a importância e a qualidade da Licenciatura da Universidade para a sua área de atuação.

Solange revela que as respostas sobre a área específica de atuação foram bem diversas, mas a maior parte dos egressos que atuam no universo artístico está como professores em áreas afins (18,8%), teatro e artes visuais (14,6%), ator/drag queen/figurinista (6,3%), ensino de crianças (2,1%), audiovisual (2,1%) e idiomas (2,1%). Outro dado relevante, 34,6% dos entrevistados atuam em grupos ou companhias de Teatro.

A maior parte dos egressos participantes da pesquisa segue residindo e trabalhando no Norte de Minas, área de abrangência da Unimontes: Montes Claros (20 egressos), Bocaiuva (5), Brasília de Minas (3), Pirapora (2), Januária (1), Jaíba (1), Varzelândia (1), Porteirinha (1), Ibiracatu (1) e Montalvânia (1). No entanto, chamam a atenção aqueles que estão fora do Estado: São Paulo (2), Rio de Janeiro (2), Espírito Santo (2), Bahia (1), Goiás (1) e Distrito Federal (1).

Sobre o vínculo empregatício, 66% trabalham no serviço público e 16% em empresas particulares. Outra definição: 39,2% são contratados e 33,3% são efetivos em seus trabalhos. Outros 23,5% estão como autônomos e apenas 3,9% trabalham em regime de CLT. Somente 17,3% possuem microempresa individual.

Sobre a formação contínua, 88,5% dos voluntários que participaram da pesquisa mostraram interesse em ter acesso aos cursos de pós-graduação, mestrado e doutorado que possam ser oferecidos pela instituição ou outras universidades. em temáticas como direção de cena e de produção, dança, educação, cenografia, interpretação, dramaturgia, história do Teatro, expressividade, entre outras.

“Esperamos que as respostas sirvam ao curso para ações futuras e, em momento oportuno, pretendemos produzir os artigos científicos mais abrangentes a partir destes dados”, relata Solange Sarmento, ao oferecer o estudo também para outros pesquisadores que desejam fazer alguma abordagem associada.

A pesquisa continuará disponível no site, com acesso ao questionário por este link: http://bit.do/pesquisa_teatroegressos. Ela está vinculada ao projeto de Pesquisa Arquivo Digital Teatro, que envolve os Departamentos de Artes e do Departamento de História e com parceria do Núcleo de História e Cultura Regional (NUHICRE/Unimontes).

O site sobre toda a história e as atuais atividades e projetos do curso é este: https://www.teatrounimontes.com.

Relacionadas

Congresso Internacional de Educação e Inovação da Unimontes começa dia 25
Acadêmicos de Direito da Unimontes participaram, em agosto, no Fórum, do 2º Júri Simulado Integrado
Unimontes participa da Pesquisa Nacional de Universidades Empreendedoras
Unimontes abre inscrições para estrangeiros interessados no Doutorado em Geografia
ProfLetras – Exame Nacional de Acesso destina 22 vagas para Unimontes – Inscrições começam no dia 15 de setembro
Unimontes recebe próxima edição dos Projetos Inspiradores