Coletivo Unimontes Cultura e Arte (CUCA) – Integrando Arte, Integrando Projetos. Este é o novo trabalho que a Universidade Estadual de Montes Claros oferece à comunidade acadêmica e ao público em geral sobre as produções de professores e alunos associadas à música e áreas afins.

Um dos produtos disponíveis é o PodCast, lançado nessa quinta-feira (13/5), que tem o idealizador do CUCA, professor mestre Igor Coimbra como primeiro entrevistado. Também coordenador de Extensão Cultural (Pró-Reitoria de Extensão), ele é o idealizador do CUCA. A produção do PodCast envolve a equipe do Curso de Extensão em Música (CEM/Unimontes).

O bate-papo é conduzido pelo também professor Luciano Cândido, doutor em Ciências da Religião (PUC-SP) e mestre em Execução Musical (UFBA) e que também integra o Departamento de Artes da Unimontes. A edição é do acadêmico do 4º período, Kaik Soares.

CANAL – A transmissão será no canal do Coletivo Unimontes, no YouTube (www.bit.do/coletivo_unimontes), e haverá desdobramentos para outras plataformas e aplicativos, além da possibilidade de adesão à grade da Rádio Universitária 101,1 FM. A cada 15 dias, serão entrevistados os coordenadores dos projetos de arte desenvolvidos na Unimontes e, mais adiante, haverá a interação com os artistas locais e regionais, a partir da produção autoral nas mais diversas áreas. Outra proposta está na possibilidade de parcerias com outros programas do gênero organizados também por Universidades e que deem espaços aos trabalhos autorais.

PRIMEIRO PROGRAMA

No PodCast de abertura, além dos objetivos do CUCA, do CEM/Unimontes e da Coordenadoria de Extensão Cultural (CExC), o professor Igor Coimbra destaca a carreira acadêmica e o seu trabalho de pesquisa sobre as modinhas e as serestas de Montes Claros, entre as principais referências musicais da maior cidade do Norte de Minas.

O tema foi abordado em sua tese de mestrado na Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Ele revela que, para identificar o fenômeno local das serestas e modinhas, os conceitos e a análise composicional e histórica, foi realizada uma série de entrevistas com personagens locais, entre intérpretes como Nivaldo Maciel, escritores (Virgílio de Paula) e referências bibliográficas, caso de Godofredo Guedes, Manoel Veiga e Carlos Sandroni.

“A nossa expectativa é para que o PodCast seja, de fato, um suporte para os diversos projetos da Unimontes que alcançam não só a música, mas também as artes visuais, teatro e a dança”, destaca Igor. “Tínhamos a dificuldade de agregar todo o material produzido na Universidade em uma única plataforma, porque cada projeto atua em seu tempo e as produções acabam sendo específicas. Então, além de dar maior visibilidade aos projetos vinculados à Coordenadoria de Extensão Cultural, o Coletivo será um espaço permanente de suporte para divulgar a produção dos projetos, dar publicidade aos eventos e gerar conteúdos periódicos”, finaliza.

Servidores do Governo de Minas recebem salário antecipado nesta sexta-feira (3/5)
A Unimontes vai beneficiar 40 acadêmicos com o auxílio de inclusão digital
Professora Ester Sabino proferiu aula magna do PPGCS/Unimontes
Unimontes realiza primeira banca de mestrado em um Quilombo/Terreiro