Em tempos em que o ajuste fiscal do Brasil se constitui no centro do debate político e econômico a Universidade Estadual de Montes Claros, por meio do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Econômico e Estratégia Empresarial (PPGDEE), procura identificar a dependência das contas públicas dos municípios em relação aos governos estadual e federal.

Por intermédio do PPGDEE, foi implementado o projeto de pesquisa “Sustentabilidade Econômica e Social das regiões intermediárias de Minas Gerais: Uma análise com base no endividamento do setor público”. A ação está inserida na principal discussão do país no momento, ou seja: o equilíbrio fiscal e financeiro das contas públicas.

O estudo conta com o apoio financeiro da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais e da Unimontes.

O projeto de pesquisa é coordenado pela professora Luciana Maria Cordeiro. A equipe envolvida na inciativa conta com a participação da professora Tânia Marta Maia Fialho e Wagner de Paulo Santiago, vinculados ao programa de pós-graduação Stricto sensu. O grupo de pesquisa conta ainda com a contribuição de Júnia de Souza Silva, egressa do mestrado.

A proposta da equipe do projeto é elaborar um Índice de Sustentabilidade da Dívida Pública dos municípios. Do ponto de vista prático, o índice servirá para avaliação por parte dos gestores municipais quanto ao desempenho da gestão pública em relação aos demais municípios das regiões intermediárias.
A meta é que o índice seja um instrumento para orientar os gestores públicos quando tomarem decisões relacionadas ao equilíbrio fiscal e financeiro dos municípios.

Relacionadas

Unimontes promove acolhida dos “calouros” com 60 anos ou mais
Reitor da Unimontes recebe visita de cortesia do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Tadeu Martins Leite
Unimontes realiza acolhida aos “calouros” aprovados no vestibular para pessoas com 60 anos ou +
Montes Claros e o Norte de Minas terão reforço na saúde pública com novas contratações no Hospital Universitário da Unimontes
Unimontes realiza outorga de grau no campus de Brasília de Minas
Aprovados no Processo Seletivo Vagas Remanescentes – Modalidade Pessoas Idosas 60 anos ou mais deverão fazer matrículas no período de 24 a 26 de julho/2024