A Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) recebeu nesta quarta-feira (22/03) a visita do secretário de Estado de Educação de Minas Gerais, Igor de Alvarenga. Ele conheceu as instalações do campus-sede da participou de encontro com o reitor Wagner de Paulo Santiago e demais integrantes da gestão superior da Universidade, conhecendo de perto as demandas e potencialidades da instituição. O secretário Igor de Alvarenga esteve acompanhado do deputado estadual Arlen Santiago.

O secretário Igor Alvarenga e o reitor Wagner de Paulo Santiago visitam a seção de restauração de livros da Biblioteca Professor Antônio Jorge. Foto: Neto Macedo/Ascom

Durante a visita, ele anunciou a proposta de, contando com a parceria da Unimontes, implantar em Minas Gerais um curso de formação de professores para atuarem na rede estadual de ensino.

A ideia é que seja criado um sistema seletivo para o ingresso na capacitação, de maneira que, os aprovados, após a conclusão do curso, passem atuar como professores concursados da rede estadual. O projeto pretende seguir modelo adotado pela Fundação João Pinheiro, que oferece curso de gestão pública, cujos participantes são submetidos a processo seletivo e, após a qualificação, passam a trabalhar na área do estado como servidores públicos estaduais concursados.

Acompanhado do reitor Wagner de Paulo Santiago e do deputado Arlen Santiago, o secretário de Estado de Educação visitou as obras do Teatro da Unimontes e os centros de ensino. Ele conheceu a estrutura de funcionamento da Biblioteca Central Antônio Jorge, que, neste semestre, está recebendo R$ 3.730 livros, adquiridos com recursos da ordem de R$ 505,858,76, liberados pelo Governo de Minas Gerais, e contemplam todas as áreas do conhecimento dos cursos mantidos pela Universidade.

A comitiva visitou o Centro Esportivo Universitário João Valle Maurício. Esteve também na Clínica Odontológica, no prédio do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS). Vinculada ao curso de Odontologia, a clínica passou por reforma recente.

Na sequência, o secretário Igor de Alvarenga participou de uma reunião com o reitor Wagner Paulo Santiago e com o vice-reitor Dalton Caldeira Rocha, juntamente com pró-reitores e pró-reitores adjuntos, na Sala dos Conselhos (Prédio da Reitoria)

Em visita à Clínica Odontológica. Foto: Neto Macedo/Ascom.

Na oportunidade, o professor Wagner de Paulo Santiago fez uma apresentação da Universidade e de sua equipe de trabalho, entre os quais destacou “a competência técnica e “o compromisso com a Universidade”. Ele ressaltou que, além de avançar nas áreas do ensino, pesquisa e extensão e da prestação de serviços, uma das metas da Unimontes é atuar como um braço forte do Governo do Estado nas regiões onde atua, contribuindo com a melhoria da qualidade de vida da população.

O reitor ressaltou que a Unimontes atua em 40% do estado, compreendendo as regiões Central, Norte, e Noroeste do estado e os vales do Jequitinhonha e do Mucuri. A área de abrangência da instituição atinge 342 municípios, alcançando uma população de 2,5 milhões de habitantes.

Parceria para curso de formação de professores

O secretário Estadual de Educação, Igor de Alvarenga, destacou a disposição do Governo de Minas Gerais em apoiar as ações da Unimontes, reconhecendo a importância da universidade para o desenvolvimento das regiões de abrangência e do estado.

Secretário de Educação do Estado em reunião com reitor, vice-reitor e pró-reitores da Unimontes. Foto: Neto Macedo/Ascom.

Ele salientou que a sua meta é fortalecer as ações conjuntas com a universidade para melhorar a qualidade da educação em Minas Gerais. Nesse sentido, anunciou que pretende contar com a parceria da instituição superior em um projeto para implantar um curso de formação de professores, cujos participantes sejam submetidos a um processo seletivo e, depois de concluírem a capacitação, passem a atuar na rede estadual de ensino, como profissionais concursados.

Igor de Alvarenga explicou que a ideia é que os estudantes que concluírem o ensino médio possam ser submetidos a um processo seletivo para ingressarem no novo curso de formação de professores. Pela proposta, a capacitação teria duração de quatro anos, da seguinte forma: nos primeiros dois anos, os participantes teriam formação básica geral. Nos outros dois anos, teriam formação específica para a área que preferirem atuar como professores.

Foto: Neto Macedo/Ascom Unimontes.

O titular da Secretaria Estadual de Educação esclareceu ainda que a proposta é que durante o curso, os participantes tenham uma remuneração oferecida pelo Estado, por meio do pagamento de bolsas. Ao concluírem o curso, eles passariam a trabalhar na rede estadual de ensino como professores concursados.

Igor de Alvarenga lembrou que a Secretaria de Estado da Educação já está trabalhando na elaboração da proposta do novo curso de formação de professores para a rede estadual de ensino nos moldes do curso de gestão pública da Fundação João Pinheiro. Mas, o projeto terá que ser encaminhado e aprovado pela Assembleia Legislativa para ser implantado.

Durante a reunião, a pró-reitora da Unimontes, professora Ivana Ferrante Rebello, enalteceu a relevância da iniciativa apresentada pelo secretário Igor de Alvarenga, reafirmando a disposição da Universidade Estadual de Montes Claros em contribuir com o projeto. Ela lembrou que a atual gestão da Unimontes já está colocando em prática ações voltadas para a aperfeiçoar a formação dos estudantes dos cursos de licenciatura e a melhoria da educação em geral.

Unimontes promove acolhida dos “calouros” com 60 anos ou mais
Reitor da Unimontes recebe visita de cortesia do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Tadeu Martins Leite
Reitor da Unimontes participa de evento para promover o desenvolvimento sustentável do Norte de Minas
Unimontes realiza acolhida aos “calouros” aprovados no vestibular para pessoas com 60 anos ou +