Em tempos em que o ajuste fiscal do Brasil se constitui no centro do debate político e econômico a Universidade Estadual de Montes Claros, por meio do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Econômico e Estratégia Empresarial (PPGDEE), procura identificar a dependência das contas públicas dos municípios em relação aos governos estadual e federal.

Por intermédio do PPGDEE, foi implementado o projeto de pesquisa “Sustentabilidade Econômica e Social das regiões intermediárias de Minas Gerais: Uma análise com base no endividamento do setor público”. A ação está inserida na principal discussão do país no momento, ou seja: o equilíbrio fiscal e financeiro das contas públicas.

O estudo conta com o apoio financeiro da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais e da Unimontes.

O projeto de pesquisa é coordenado pela professora Luciana Maria Cordeiro. A equipe envolvida na inciativa conta com a participação da professora Tânia Marta Maia Fialho e Wagner de Paulo Santiago, vinculados ao programa de pós-graduação Stricto sensu. O grupo de pesquisa conta ainda com a contribuição de Júnia de Souza Silva, egressa do mestrado.

A proposta da equipe do projeto é elaborar um Índice de Sustentabilidade da Dívida Pública dos municípios. Do ponto de vista prático, o índice servirá para avaliação por parte dos gestores municipais quanto ao desempenho da gestão pública em relação aos demais municípios das regiões intermediárias.
A meta é que o índice seja um instrumento para orientar os gestores públicos quando tomarem decisões relacionadas ao equilíbrio fiscal e financeiro dos municípios.

Relacionadas

Edital Sisu/Unimontes 2025 – Inscrições começam no dia 17 de janeiro
Prazo para renovação de matrículas para o primeiro semestre de 2025: 13 a 22 de janeiro
S.A.J. Itinerante da Unimontes beneficia mais de 7 mil pessoas em 2024
Divina Providência realiza formatura de nova turma do Programa Descubra
Unimontes realiza cerimônia de colação de grau
Evento marca lançamento do projeto piloto CHARGE no HU