O Grupo de Estudos e Pesquisas em Saúde Universitária (GEPSUni), coordenado pela  professora Maria Tereza Carvalho Almeida, do departamento de Fisiopatologia da Unimontes,  realiza um estudo que visa identificar os fatores associados aos sintomas depressivos entre os acadêmicos do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde  (CCBS) da Universidade.

O objetivo é identificar como o acadêmico do centro percebe o seu estado de saúde e como os fatores associados aos sintomas depressivos estão afetando sua qualidade de vida. Estão sendo abordados fatores associados à depressão, como sobrecarga acadêmica, relacionamento familiar, hábitos de vida, “coping e o Novo Coronavírus (Covid-19), entre outros.

Os responsáveis pelo estudo destacam que os alunos do CCBS lidarão, direta ou indiretamente, com vidas humanas e, assim, fatores relativos às condições de saúde, em especial os psicológicos e comportamentais, que podem influenciar aspectos fundamentais quanto a sua formação e futura atuação profissional. 

Estudos apontam que a depressão tem uma prevalência estimada de 7,6% em brasileiros com 18 anos ou mais. Em relação aos estudantes universitários, situa-se na faixa de 15% a 25%, entretanto, entre acadêmicos de outros cursos, como medicina, os índices de quadros depressivos variam entre 30 e 60%.

Mesmo com o avanço nas políticas públicas e ações da Universidade para apoiar os acadêmicos na superação dos desafios, questiona-se o efetivo alcance aos novos recursos. Isso porque, para um trabalho efetivo e de qualidade, faz-se necessário o autoconhecimento e a legitimação por parte dos acadêmicos, para que assim contribuam e confiem na prestação desse serviço, destacam os pesquisadores.

APLICAÇÃO – A pesquisa está em andamento. Os interessados em participar devem acessar o link https://bit.ly/3bTfSPv. Os pesquisadores reforçam o compromisso com o sigilo dos dados e asseguram o anonimato das respostas, conforme descrito e assinado pela coordenadora da pesquisa no Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. O questionário é destinado a todos os acadêmicos dos cursos de graduação do CCBS (Ciências  Biológicas, Educação Física, Enfermagem, Medicina e Odontologia), com aplicação on-line e ficará disponível até o fim do mês de setembro.

O levantamento, que conta com a participação de acadêmicos, vinculados à iniciação científica do GEPSUni/Unimontes, visa compreender os fatores associados aos sintomas depressivos e assim, apresentar propostas práticas, em parceria com a gestão universitária e Secretaria Municipal de Saúde de Montes Claros, para melhorar as condições de saúde e a qualidade de vida de nossos universitários.

Mídia social

No Instagram, o Grupo de Estudos e Pesquisas em Saúde Universitária mantém um perfil com atualizações. São dicas, direcionamentos e informações para um diálogo aberto e próximo sobre a saúde mental dos acadêmicos. Vale conferir.

Relacionadas

Professor e pesquisador da Unimontes, Hercílio Martelli Júnior é nomeado para o Comitê de Assessoramento do CNPq
II Congresso Internacional da Unimontes vai discutir o tema “Educação e Sustentabilidade”
Unimontes e IFNMG mostram suas ações e avanços no ensino, pesquisa e extensão em estande compartilhado na 50ª Expomontes
Unimontes divulga edital do vestibular próprio do ano de 2025
Unimontes e SAGATECH Brasil assinam acordo de parceria para desenvolvimento da inovação e tecnologia
Unimontes sedia Seminário Legislativo Estatuto da Igualdade Racial