Já podem ser realizados os pedidos de gratuidade na taxa de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). As solicitações poderão ser feitas até o dia 17 de abril, pela internet: www.enem.inep.gov.br. O prazo é o mesmo para as justificativas de ausência dos participantes inscritos que faltaram ao exame em 2019 e desejam nova isenção neste ano.
Mesmo que a solicitação seja aprovada, é necessário efetuar a inscrição no período definido nos editais do Enem 2020. Todos os interessados em realizar esta edição do exame deverão fazer a inscrição entre os dias 11 e 22 de maio, na Página do Participante.
Para requerer a isenção da taxa do Enem, o estudante deverá cumprir os seguintes critérios: que tenha cursado a última série do ensino médio em 2020 em escola da rede pública declarada ao Censo Escolar; cursado todo o ensino médio em escolas públicas ou como bolsista integral na rede privada; e ainda que tenha renda per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio.

Outro requisito é que o estudante declare estar em situação de vulnerabilidade socioeconômica, por ser membro de família de baixa renda, inscrita no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico). Neste caso, é requerida a renda familiar per capita de até meio salário mínimo ou renda familiar mensal de até três salários mínimos.

Relacionadas

Apesar de elevação, custo de vida em Moc segue “sem pressão inflacionária generalizada” – Cesta Básica cai 1,24%
Chá literário – saberes e sabores da palavra” acontecerá em Paracatu no próximo dia 24
Unimontes lança Edital para Mestrado e Doutorado em Cuidado Primário em Saúde – Inscrições em novembro
Unimontes abre inscrições para Grupo PET Artes Música
Inscrições abertas para o 4º Seminário Efeitos de Gênero, promovido pela Unimontes e pela Associação Nacional de História
Unimontes é parceira na realização do Festival Psiu Poético