Conhecer detalhes de personagens, fatos e objetos da história e da cultura de Montes Claros e do Norte de Minas pode ser um programa diferente neste período de férias para a maioria das crianças e adolescentes. Esta é a proposta do Museu Regional do Norte de Minas, da Universidade Estadual de Montes Claros, que realiza neste dia 8, a primeira edição do projeto “Domingo é dia de Museu” em 2017. A visitação é gratuita e aberta à comunidade em geral.

Na oportunidade, o público ainda terá acesso aos 17 trabalhos que concorreram ao 1º Concurso de Presépios Natalinos. As técnicas são as mais variadas, desde a utilização de materiais recicláveis, ferro, tricô, arame, papel, plástico, papelão e cabaças. Este será o último dia da exposição dos presépios, que serão desmontados na segunda-feira (9/1), seguindo a tradição das festividades pelo Dia de Santos Reis.

BONECOS E TELAS

A novidade neste início de ano no MRNM está no retorno da exposição “Ecoart”, que reúne 15 com telas em serigrafia com temas associados à sustentabilidade e ao meio ambiente; e da coleção “Entre o Real e o Imaginário”, que conta com cerca de 40 bonecos produzidos em 2002, a partir de oficinas realizadas pelo Grupo Giramundo junto à Unimontes em municípios norte-mineiros. As peças, em geral, estão associadas ao folclore e à história regional.

Além das exposições temporárias, o Museu conta com salas de memória e de acervo. Em dois anos de funcionamento, o local já recebeu mais de 23 mil visitantes de 25 estados brasileiros e de 18 países da Américas do Norte, Sul e Central, Europa, Ásia e Oceania.

AcervoSimeao

Dentre as mostras temáticas estão também o acervo do músico Zé Coco do Riachão (in memoriam), considerado o Beethoven do Sertão; e a coleção de itens do ex-prefeito e historiador Simeão Ribeiro Pires (in memoriam), com mais de 200 itens – alguns centenários –, como peças de ferro que eram utilizadas ainda durante a vigência da escravidão no Brasil. Há, ainda, a exposição “Animais do Cerrado”, organizada a partir do projeto “Fauna Conhecida, Fauna Preservada”, com dezenas de espécies típicas do cerrado e da caatinga do Norte de Minas – empalhados a partir das técnicas de taxidermia.

O Museu oferece também a “Sala das Curiosidades”, Espaço Ray Colares, “Sala da Religiosidade”, mostras “Memórias do Casarão” e “Memórias da Fundação Norte Mineira de Ensino Superior – FUNM” – agora no mesmo espaço. O projeto “Domingo é Dia de Museu” acontece no segundo domingo de cada mês.

SERVIÇO
Museu Regional do Norte de Minas
“Domingo é dia de Museu”
Horário: 9 às 13 horas
Entrada: gratuita
Endereço: Rua Coronel Celestino, 75, Centro Histórico de Montes Claros
Informações: (38) 3229-8590
e-mail:museu.regionalnm@gmail.com
Funcionamento: dias úteis e sábado – 8 às 17h30
Observação: as visitas são guiadas com o auxílio de monitores

Relacionadas

Reitor aborda desafios do atual momento da Unimontes e convoca: “Precisamos expandir nossas ações”
NIC/Unimontes oferece 225 vagas em oito cursos presenciais de inglês
Pesquisa da Unimontes avalia condições de saúde dos quilombolas
Reitores da Unimontes e UEMG discutem ações conjuntas
Filosofia: agenda em maio terá laboratório com debate sobre currículo e defesas de dissertações
Unimontes entre as convidadas para audiência pública da Frente Parlamentar em Defesa da Ciência, na Assembleia