Equipamentos cedidos pelo HUCF equiparam hospitais de 13 municípios do Norte de Minas

O Hospital Universitário Clemente de Faria (HUCF), da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), atualmente, é um dos hospitais públicos mais bem equipados de Minas Gerais, dispondo também de um corpo clínico e de servidores capacitados. Com essa estrutura, o HUCF tornou-se referência regional no atendimento a pacientes diagnosticados com o Novo Coronavírus (Covid-19). A unidade dispõe, nas suas diversas clínicas, de 82 respiradores pulmonares, essenciais para a garantia da vida dos pacientes com casos de infecção respiratória aguda.

Em 2016, o HUCF foi contemplado com a doação de modernos aparelhos por parte da Receita Federal, o que permitiu melhorar ainda mais o seu parque tecnológico. Para implantação dos equipamentos, foi necessária a revisão da rede elétrica, implantação de nova rede de gases e outras adequações, assim como a aquisição de acessórios dos equipamentos doados e treinamento da equipe técnica.

>> CONHEÇA MATERIAL COMPLETO

A implantação e modernização do parque tecnológico foram executadas com o apoio do Grupo Alfastar Participações, viabilizando a instalação de todos os equipamentos de suporte à vida, doados pela Receita Federal. Desta forma, o HU teve uma grande evolução na capacidade quantitativa e qualitativa no atendimento aos seus usuários.

Os equipamentos substituídos foram cedidos pelo HUCF, em regime de comodato, para hospitais de 13 municípios do Norte de Minas, contribuindo para a melhoria da assistência do SUS na região. Os municípios contemplados foram escolhidos com base em levantamento técnico da Superintendência Regional de Saúde de Montes Claros (SRS).

ATENDIMENTO AOS CASOS DE CORONAVIRUS

Diante da pandemia da Covid-19, surgiu necessidade de políticas e ações emergenciais para a prevenção da transmissão e enfrentamento da doença respiratória. Houve uma mobilização dos gestores públicos junto às instituições de saúde mais estruturadas, visando à disponibilização de leitos de UTI e de equipamentos, sobretudo, de respiradores. Nesse contexto, o HUCF foi incumbido pela Superintendência Regional de Saúde de Montes Claros de participar desse processo, assumindo a posição de referência para tratamento e assistência de pacientes diagnosticados com o Novo Coronavírus na macrorregião Norte de Minas.

O Hospital Universitário recebeu autorização do Governo Estado para a contratação emergencial de 118 servidores, visando o reforço das ações de enfrentamento da pandemia do coronavírus.  Além disso, também foram feitos investimentos na aquisição de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), visando assegurar a segurança do seu corpo clínico e dos servidores.

Além disso, o Laboratório de Pesquisa em Saúde do HUCF, por meio de edital, foi credenciado pela Fundação Ezequiel Dias (Funed) para a realização de testes de diagnóstico do Novo Coronavírus.

RESPIRADORES CEDIDOS PARA OUTROS HOSPITAIS DA REGIÃO

A Unimontes, por intermédio do HUCF reforça a estrutura de outros serviços de saúde do Norte de Minas no enfrentamento da Covid-19. A pedido do Ministério Público Estadual de Minas Gerais (MPMG) e, após levantamento técnico da SRE, em caráter emergencial, foram disponibilizados para outros hospitais da região 30 respiradores que fazem parte da reserva técnica do HUCF.

Os respiradores foram cedidos, em regime de comodato, para seis hospitais: Santa Casa de Misericórdia (10) e Hospital Dílson Godinho (8),  Montes Claros; Hospital Municipal Nossa Senhora Sant’Ana (5), Brasília de Minas; Hospital Municipal Doutor Moisés Magalhães Freire (3), Pirapora; Hospital Regional Santo Antônio (3), Taiobeiras; e Hospital Regional (1), Janaúba.

Incubadora de Empresas da Unimontes lança edital para seleção de negócios a serem apoiados
Unimontes lança edital inédito com vagas para pessoas acima de 60 anos
Unimontes comemora 60 anos dos primeiros cursos superiores do Norte de Minas e homenageia suas fundadoras
Projeto Inserto Unimontes realiza Exposição de Combate à LGBTIfobia