Ações permanentes são desenvolvidas pela Unimontes, IGAM e Copasa
As instalações do Campus Universitário Professor Darcy Ribeiro, da Universidade Estadual de Montes Claros, são abastecidas com água captada em poços artesianos, sendo sua exploração devidamente outorgada pelo Instituto Mineiro de Gestão das Águas – IGAM. Neste sentido, a Diretoria de Gestão de Campi, vinculada à Pró-Reitoria de Planejamento, Gestão e Finanças, responsável pela captação e tratamento da água, desenvolve trabalho diário que visa um rigoroso e constante controle do recurso hídrico consumido pela comunidade acadêmica.
A água é capaz de veicular grande quantidade de contaminantes físico-químicos ou biológicos, cujo consumo tem sido associado a diversos problemas de saúde. Daí, a importância do rigoroso controle, para afastar riscos para a saúde dos integrantes da comunidade acadêmica e dos visitantes do Campus Universitário.
Para atestar a potabilidade da água servida nas diversas instalações do campus, os exames de análise físico-químico e bacteriológica são realizados periodicamente. O protocolo segue a pactuação da Universidade com a Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa). No dia 24 de novembro de 2015, a empresa divulgou o resultado de exames realizados em água coletada em bebedouros coletivos localizados em todos os prédios da Universidade, que confirmam qualidade da água oferecida a todos freqüentadores das nossas instalações.
Assessor da Diretoria de Gestão de Campi, o professor Lúcio Ferreira Higino, explica que, “como parte das ações, a cada seis meses é realizada a limpeza e higienização dos reservatórios de água de todas as unidades da Unimontes” – serviço executado por empresa especializada e credenciada pelos órgãos de vigilância sanitária. “As bombas dosadoras, instaladas na saída dos poços artesianos, são responsáveis pela cloração da água, cujo controle dos níveis – tanto de cloro, quanto do Ph – é realizado diariamente pela equipe responsável”, finaliza.