Professores e acadêmicos do curso de Direito da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) participaram de uma ação solidária, voltada para a assistência à população de baixa, no Bairro Cidade Industrial, em Montes Claros, no dia 30 de junho. Também foi prestado atendimento gratuito jurídico aos moradores.

A ação foi desenvolvida pela equipe de professores e acadêmicos do Programa de Serviço de Assistência Jurídica Gratuita Itinerante (S.A.J Itinerante), vinculado ao curso de Direito da Unimontes, em parceria com a comissão OAB Solidária, da 11ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Montes Claros.

O trabalho no Bairro Cidade Industrial constituiu na 15ª edição das ações da Comissão OAB Solidária, que tem como foco o atendimento a comunidades vulneráveis e instituições filantrópicas. A comissão da 11ª Subseção da OAB é coordenada pela advogada e professora Wanessa Aquino, também integrante da equipe do Programa S.A.J Itinerante da Unimontes.

Foto: Divulgação S. A. J

Ela explica que foram beneficiadas 61 famílias no Cidade Industrial, devidamente cadastradas, com entrega de cestas básicas, cobertores e roupas. Os donativos foram arrecadados por advogados que fazem parte da Comissão OAB Solidária.

Além da equipe de professores, a ação do S.A.J Itinerante, realizada em parceria com a Comissão da 11ª Subseção da OAB, contou com a participação de cerca de 20 acadêmicos de curso de Direito, envolvidos também no atendimento jurídico gratuito aos moradores. A ação promove a interação entre o ensino e a extensão, proporcionando aos alunos a prática jurídica.

O coordenador do S.A. J. Itinerante, professor Rodrigo Leal Teixeira, salienta que a ação realizada no Bairro Cidade Industrial, proporcionou os benefícios aos moradores, sendo voltado também para a orientação jurídica à comunidade de baixa renda.” Desta forma, o S.A.J. Itinerante ratifica o seu compromisso com a  inclusão social e com o amplo acesso aos direitos fundamentais das pessoas”, salienta.

O professor Rodrigo Leal Teixeira destaca ainda a relevância da parceria da equipe do programa do curso de Direito da Unimontes com a Comissão OAB Solidária. “Essa parceria é muito interessante pelo fato de a comissão da OAB conseguir doações para as comunidades carentes em vulnerabilidade enquanto que o S.A.J. Itinerante presta o auxílio na organização da ação, prestando atendimento jurídico e viabilizando acesso à justiça pela população dos locais de baixa renda”, avalia o professor do curso de Direito da Unimontes.

Editora Unimontes lança livro sobre Imunidade e COVID-19
Unimontes mostra atividades de extensão em estande compartilhado na 50ª Expomontes
Biblioteca Central da Unimontes recebe exposição bibliográfica “Cerpopular: educação popular, gênero e relações étnico-raciais”
Professor e pesquisador da Unimontes, Hercílio Martelli Júnior é nomeado para o Comitê de Assessoramento do CNPq