Em sintonia com as recomendações da Secretaria de Estado de Saúde e dos decretos e documentos oficiais do Governo de Minas e da União, os servidores do Hospital Universitário Clemente de Faria (HUCF) acompanharam a palestra técnica sobre a “Vulnerabilidade e estratificação clínico-funcional do idoso”. Com transmissão on-line, diante do período de distanciamento social, a atividade deve como objetivo ampliar a capacitação específica sobre o atendimento da população da terceira idade, considerada como grupo de risco em tempos de Coronavírus.

Participaram cerca de 200 profissionais da saúde, entre os servidores do HUCF/Unimontes e de outras instituições de saúde da estrutura do Estado e de outras partes do País.

Para Tadeu Nunes Ferreira, diretor de Enfermagem do HUCF, o atendimento à pessoa idosa merece maior atenção por se tratar de um indivíduo mais vulnerável. “Além disso, a estratificação clínico-funcional contribui com o atendimento de excelência para esta parcela específica da população”.

Por sua vez, a médica geriatra Luciana Colares Maia, que também integra a equipe do Hospital da Unimontes, “no atual cenário do SUS, as gestões corretas das condições crônicas dos pacientes exigem o reconhecimento do estrato clínico-funcional do idoso”. Por isso, completa, “a palestra beneficia o enfrentamento de agravos causados pela infecção do Novo Coronavírus, bem como auxilia durante o planejamento compartilhado das medidas de proporcionalidade para o cuidado”.

A médica diz, ainda, que apesar de os idosos estarem no grupo de risco da pandemia, a doença pode afetar a todos. Seguir as práticas individuais de higiene para se evitar o contágio é a melhor opção.

Mariza Alves Barbosa Teles, enfermeira do Centro Mais Vida “Eny Faria de Oliveira (Crasi)” foi uma das organizadoras da capacitação. “Neste contexto de pandemia, capacitar o profissional mostrou-se ainda mais determinante, pois quebra o paradigma em relação à saúde do idoso”.

Entenda mais sobre o Índice de Vulnerabilidade Clínico – Funcional

O Índice de Vulnerabilidade Clínico-Funcional (IVCF) é uma metodologia de reconhecimento rápido sobre a situação do idoso para intervenções nas melhorias de sua saúde. Este índice foi desenvolvido para identificar rapidamente o paciente em situação de risco, que necessita de uma dependência funcional, na qual a atenção deve ser maior, pois ele pode ter um declínio no quadro médico. É aplicado um questionário que, por meio de uma pontuação específica, identifica se o paciente é vulnerável. O IVCF consegue validar de maneira mais correta a fragilidade do idoso.

Unimontes comemora 60 anos dos primeiros cursos superiores do Norte de Minas e homenageia suas fundadoras
Unimontes lança edital inédito com vagas para pessoas acima de 60 anos
Museu Regional da Unimontes tem apresentações musicais e palestras com acesso gratuito
Unimontes desenvolve projeto de atenção à saúde mental para atender estudantes gratuitamente