Música, teatro, obras de arte e peças teatrais; confira as obras exigidas no Paes/Unimontes 2020, que abordam literatura, memória e identidade

De Drummond a Vander Lee, os candidatos que farão o Programa de Avaliação Seriada de Acesso ao Ensino Superior (PAES/2020) já podem preparar um tempo considerável para os estudos. Isso porque a Unimontes divulgou a lista de obras literárias de leitura obrigatória. As publicações apresentam conceitos como autobiografia/memória/identidade e visam à promoção de situações de leitura individual e coletiva e de debates sobre práticas sociais humanísticas de importantes temas da agenda contemporânea.

Além de obras literárias, outras formas de arte, que exploram questões relativas ao processo de formação do povo brasileiro, também serão exigidas no conteúdo da prova. De acordo com o edital, as indicações exigem a capacidade do candidato de confrontar, a partir das percepções estéticas, opiniões sobre as diferentes manifestações da linguagem, bem como reconhecer a construção de um patrimônio cultural coletivo.

Cantor Vander Lee faleceu em 2016. Tinha 19 anos de carreira e nove discos gravados (foto: Reprodução/Facebook)

Como nos anos anteriores, as obras indicadas privilegiam, desde a leitura literária, a articulação de linguagens artísticas diversas, bem como mantém a identidade da Unimontes como instituição de integração regional, aliando produções de escritores e artistas regionais com outras produzidas em outros Estados.

Assim como o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), a prova do PAES também será adiada e, diferentemente dos anos anteriores, em 2020 a prova não ocorrerá em novembro. A definição do cronograma está em fase de estudo pela Unimontes e, assim, a previsão de publicação do Edital PAES 2020 ocorrerá entre os meses de julho e agosto.

“As obras indicadas privilegiam, desde a leitura literária, a articulação de linguagens artísticas diversas e, ainda, mantendo a identidade da Unimontes como instituição de integração regional, alia produções de escritores e artistas regionais com outras produzidas em outros Estados – aspecto que pretende substanciar a perspectiva temática desta edição, a qual, volta-se, principalmente, às possibilidades estéticas das expressões da alteridade”, acrescenta o professor doutor do Departamento de Comunicação e Letras da Unimontes, Geraldo da Aparecida Ferreira.

CONFIRA AS OBRAS EXIGIDAS E UM BREVE RESUMO DA TEMÁTICA

1ª ETAPA – LEITURAS MÍNIMAS OBRIGATÓRIAS

As obras indicadas para esta etapa têm em comum as temáticas indígenas, barrocas e árcades, transitando ainda por produções que discutam as relações sociais no final do século XIX e começo do século XX. Privilegiando o cruzamento entre linguagens artísticas e olhares diversos, espera-se do candidato uma leitura crítica e relacional das representações estéticas do período e suas implicações culturais e sociais.

1. Os Timbiras, Gonçalves Dias (POESIA)

2.  Sermão de Santo Antônio – Pe. Antônio Vieira (SERMÃO)

3. Policarpo Quaresma, Herói do Brasil, Paulo Thiago (FILME)

4. Irmãos das Almas, Martins Pena (TEATRO)

5. Poemas Escolhidos, Cláudio Manuel da Costa (POESIA)

2ª ETAPA – 2020 – LEITURAS MÍNIMAS OBRIGATÓRIAS

Nesta etapa, as obras privilegiam a crítica social como instrumento estruturante de produções artísticas brasileiras. O candidato deverá ser capaz de abordar, a partir da leitura literária, as variadas linguagens artísticas, evidenciando perspectiva crítica e plural de nossa formação cultural, bem como será convidado a relacionar pontos de vista distintos sobre a questão.

1.  Urupês, Monteiro Lobato (CONTO)

2. Vidas secas, Graciliano Ramos (ROMANCE)

3.  O cortiço, Francisco Ramalho Jr. (FILME)

4. Chega, Gabriel O Pensador (MÚSICA)

5. Criança Morta, Candido Portinari (PINTURA)

3ª ETAPA – 2020 – LEITURAS MÍNIMAS OBRIGATÓRIAS

Nesta terceira etapa, privilegia-se, nas obras indicadas, a representação estética do ‘eu’. Do romance à autoficção, passando pelo autorretrato, pela canção e pelo cinema, o candidato, nesta fase, deverá ser capaz de desempenhar uma leitura sobre as formas como diferentes linguagens artísticas acionam as questões da subjetividade e da identidade.

1. Primeiras Estórias, Guimarães Rosa (CONTO)

2. Sentimento do mundo, Carlos Drummond de Andrade (POESIA)

3. Meu jardim, Vander Lee (MÚSICA)

4. A menina do sobrado, Cyro dos Anjos (ROMANCE)

5. Fragmentado, M. Night Shyamalan (FILME)

6. O Homem e suas tempestades. João Naves de Melo (POESIA/CONTO)

Relacionadas

Grupo de Pesquisa da Unimontes oferece bolsa de R$ 2.195 – Inscrições abertas até sábado
Biblioteca Central da Unimontes inicia agendamento dos treinamentos de calouros do 2º semestre de 2025
Odontologia da Unimontes seleciona monitores voluntários
Museu da Unimontes lança Edital para exposições temporárias
Em projeto financiado pela Fapemig, Unimontes e Cátedra da Unesco mapeiam a economia criativa e propõe rotas turísticas em municípios do Norte de Minas
Acadêmicos de Direito da Unimontes participam da primeira edição do STF Moot