Em abril correram 3.465 admissões e 3.428 demissões

O mercado de trabalho em Montes Claros no mês de abril de 2023 apresentou um saldo positivo de 37 vagas na relação entre admissões e desligamentos. No mês, foram registradas no município 3.465 admissões e 3.428 demissões. Porém, o número é inferior ao saldo do mês anterior.

Também foi observado que, entre março e abril, houve uma retração no volume de contratações e desligamentos, com ambos apresentando uma queda de 20%. Além disso, o saldo no mercado de trabalho na cidade em abril é inferior aos resultados obtidos no mesmo período em 2021 e 2022.

Foto: Fábio Marçal

Os dados são do boletim do Observatório do Trabalho do Norte de Minas (OTNM), da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes). A pesquisa é coordenada pelos professores Roney Versiani Sindeaux e Rogério Martins Furtado de Souza, do Departamento de Ciências da Administração.

De acordo com o levantamento, em abril, foram admitidos no município de Montes Claros 1.903 homens (54,9% do total) e 1.562 mulheres (45,1% do total). Foram desligados 1.912 trabalhadores (55,8% do total) do sexo masculino e 1.516 trabalhadoras (44,2%).

O professor Roney Versiani Sindeaux salienta que o estudo mostra que o mercado de trabalho de Montes Claros em 2023, até agora, apresenta um saldo negativo entre admissões e desligamentos em cinco vagas de emprego formal, estando em sentido contrário ao crescimento positivo visto nos cenários nacional (1,38%), estadual (1,75%).

Por outro lado, nos últimos 12 meses foi verificado um saldo positivo de 2.854 postos de trabalho, que foi impactado, principalmente, pelos bons números obtidos de abril a julho de 2022. “Mas se for observado apenas os últimos seis meses, mais determinantes para o cenários atual, o saldo foi negativo em menos 1.019 postos de trabalho”, relata o professor Roney Versiani Sindeaux.

Perfil dos trabalhadores mais procurados

O estudo do OTNM/Unimontes demonstra que o perfil dos trabalhadores do sexo masculino mais procurados em abril de 2023 foi constituído por profissionais com ensino médio completo e idade entre 18 e 29 anos, contratados, principalmente, para atuar no setor de serviços com salário de até dois salários mínimos. Observou-se também uma pequena variação positiva na faixa do ensino superior completo com idade dos 25 aos 29 anos, e com pós-graduação com idade dos 30 aos 69 anos. Os trabalhadores foram contratados, sobretudo, por micro e pequenas empresas e por empresas com 100 a 249 trabalhadores do setor de serviços.

Os maiores desligamentos ocorreram entre os trabalhadores com 30 anos ou mais com escolaridade até o ensino médio incompleto que atuavam principalmente nas pequenas e médias empresas da construção civil (majoritariamente na faixa salarial entre 0,51 e dois salários mínimos). O comércio teve também saldo negativo (principalmente na faixa salarial entre 1,51 e 2 salários mínimos).

Trabalhadoras mais procuradas

Já o perfil das trabalhadoras que foram mais procuradas no quarto mês de 2023 foi composto por profissionais com ensino médio completo e idade entre 18 e 24 anos, contratadas, principalmente, para atuar no setor de serviços com salário entre 0,51 e 1 salário mínimo. Houve também um saldo positivo para a faixa com ensino superior completo e idade variando dos 18 aos 49 anos.

Elas foram contratadas para trabalhar, especialmente, em micro empresas do setor de serviços, sendo observado também um saldo positivo nas pequenas e nas grandes empresas do setor. Os maiores desligamentos ocorreram entre as trabalhadoras com 30 anos ou mais, com escolaridade até o ensino médio completo, atuantes nas grandes empresas do setor industrial (na faixa salarial entre 0,51 e 1 salário mínimo), nas micro e pequenas empresas do comércio (principalmente na faixa salarial entre 1,01 e 1,5 salários mínimos) e nas pequenas e médias empresas da construção civil (em todas as faixas de até 4 salários mínimos).

Relacionadas

Projeto “Recicla A Unimontes” completa um ano promovendo sustentabilidade no campus
Museu Regional do Norte de Minas celebra 100 mil visitantes e 10 anos de história
Unimontes lança edital de novo vestibular para candidatos 60+
Com obras abstratas e figurativas, exposição “Cores Vivas” segue aberta até 06 de junho no Museu da Unimontes
Prefeito de Montes Claros anuncia repasse de recursos para as obras do Teatro da Unimontes
Museu da Unimontes apresenta a exposição “Bernardo Magalhães – Fotografias”