Os grupos de catopês, marujos e caboclinhos, integrantes das centenárias Festas de Agosto de Montes Claros, vão receber uma doação de R$ 300 mil, que serão aplicados na aquisição de roupas, instrumentos musicais e outros materiais. Os recursos foram destinados pelo Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), por decisão do procurador-geral de Justiça do Estado, Jarbas Soares Júnior.
A doação foi feita pelo MPMG a partir de uma iniciativa do Conselho de Veneráveis das Lojas Maçônicas do Norte de Minas (Convenorte), com a interveniência da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino Superior Norte de Minas (Fadenor), que auxilia as atividades da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes).
O presidente do Convenorte, o venerável Edilberto Colares, da Loja Maçônica Deus e Liberdade, explica que, ao constatar as dificuldades financeiras dos grupos de catopês, marujos e caboclinhos, a entidade maçônica encaminhou a reivindicação ao procurador-geral de Justiça, Jarbas Soares Junior, que foi sensível ao pedido e liberou os recursos.
Em seguida, o Convenorte entrou em contato com a Fadenor, que se dispôs a colaborar como entidade interveniente para a liberação dos recursos e para a aquisição das roupas, instrumentos e outros materiais para os grupos folclóricos.
“Verificamos as dificuldades dos grupos de catopês, marujos e caboclinhos para a compra dos seus trajes e outras despesas. Assim, fomos ao Ministério Público Estadual e contamos com o apoio do procurador-geral Jarbas Soares Júnior”, descreve o venerável, ressaltando a importância da participação da Fadenor na iniciativa.

Foto: Ascom Unimontes

Ele informa que o Convenorte também conseguiu junto à Receita Federal a doação de materiais apreendidos (tênis e roupas), que serão repassados para dançantes das Festas de Agosto de Montes Claros.
O diretor técnico da Fadenor, professor Roney Versiani Sindeaux, informa que os recursos já foram transferidos para a entidade, que também será responsável pela prestação de contas junto ao MPMG. A Fundação adota as providências para a aquisição dos materiais, fazendo levantamento junto aos grupos de catopês, marujos e caboclinhos sobre as suas necessidades. O objetivo é agilizar o processo de aquisição dos bens, para atender as demandas dos grupos para a edição das Festas de Agosto de 2023.

O reitor da Unimontes, professor Wagner de Paulo Santiago, enaltece a importância da doação de recursos do Ministério Público de Minas Gerais para os grupos de catopês, marujos e caboclinhos, destacando a importância da iniciativa do Conselho de Veneráveis Maçônicos, o apoio do procura-geral, Jarbas Soares Junior, e a participação da Fadenor. “Sendo Fadenor uma fundação de apoio à nossa Unimontes ficamos orgulhosos da parceria nessa importante ação, pois uma das funções da Universidade é apoiar e estimular a cultura e as tradições da região como as Festas de Agosto”, concluiu o reitor.

Unimontes promove acolhida dos “calouros” com 60 anos ou mais
Reitor da Unimontes recebe visita de cortesia do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Tadeu Martins Leite
Reitor da Unimontes participa de evento para promover o desenvolvimento sustentável do Norte de Minas
Unimontes realiza acolhida aos “calouros” aprovados no vestibular para pessoas com 60 anos ou +