Nesta sexta-feira (31/5), será aberto o VI Fórum das Engenharias, promovido pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia Júnior de Minas Gerais (CREA Jr) – Núcleo Montes Claros – e que conta com a parceria da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes). A programação se estenderá até domingo (2/6), com palestras, workshops, mesas redondas, minicursos e relatos de experiências.

Com a expectativa de contar com cerca de 150 participantes de diversos municípios do Norte de Minas, o evento terá abordagem voltada para a “Indústria 4.0” ou “Quarta Revolução Industrial” – conceito de indústria proposto recentemente que engloba as principais inovações tecnológicas dos campos de automação, controle, agricultura, saúde, tecnologia da informação, entre outros, aplicadas aos processos atuais de produção e consumo.

Link para inscrições

Os acadêmicos do curso de Engenharia Civil da Unimontes, Handressa Maria de Souza (vice-coordenadora) e Lucas de Almeida Santos (coordenador de documentos) integram a diretoria do núcleo do CREA Jr em Montes Claros. “Podem participar os profissionais não somente da Engenharia, já que a temática está integrada a várias áreas do conhecimento”, explica Lucas.

Conforme os organizadores, entre as propostas, o Fórum visa discutir as tendências da atuação do engenheiro na Indústria 4.0 como operador e criador das novas tecnologias e modelos de produção, estimular seu desenvolvimento e contribuição para o progresso de Minas Gerais. “A proposta é aproximar e valorizar os profissionais e aproximar lideranças do setor tecnológico, instituições de ensino, futuros profissionais da engenharia e agronomia, atualizando e incentivando o desenvolvimento de novas tecnologias que buscam melhores rendimentos em cada processo produtivo”.

A solenidade de abertura será às 19 horas desta sexta-feira, no auditório da regional do CREA-MG, no Bairro Ibituruna.

A programação do VI Fórum das Engenharias no sábado (1º/6), pela manhã e à tarde, será no auditório do prédio 6, do campus-sede, com análise de temas como “Engenharia Internacional”, “Gestão de Projetos”, “Extensões Acadêmicas”, “Segredo do Sucesso” e “Agronomia 4.0”. No domingo, durante todo o dia, as atividades serão desenvolvidas no auditório do CREA-MG.

VI Fórum das Engenharias
Quando: 31 de maio a 2 de junho
Locais: Auditório do CREA-MG e no campus da Unimontes

Incubadora de Empresas da Unimontes lança edital para seleção de negócios a serem apoiados