O Observatório das Desigualdades e Discriminações Étnico-Raciais, coordenado pela professora Maria Railma, docente vinculada ao Departamento de Ciências Sociais, promove a partir desta quarta-feira (16) a “Semana da Consciência Negra – Política de Inclusão e Promoção da Igualdade Racial: 10 anos da Lei de Cotas”.

O evento ocorrerá nos dias 16, 17 e 18 de novembro e contará com participações especiais, como o Frei David (Educafro Brasil), Reginaldo José Gonçalves (Observatório De Olho na Quebrada), Maria Antônia da Silva Jorge (Procuradora de Palmas-TO), além de outros convidados.

Programação

Nesta quarta-feira (16), o evento acontece na Unimontes de forma presencial e, simultaneamente, em salas do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA), de 14h e 17h, em Oficinas/Minicursos com os temas:

“NEABI e as Ações Afirmativas no Contexto da Lei de Cotas” com a Professora M.s Valesca Rodrigues de Souza: IFNMG, na Sala 115.

“Perspectivas sobre a Conformação da Família Escravizada na Dramaturgia Oitocentista”: Evento Presencial, com a Professora Mestra Efigênia Alkimin (UNIMONTES), na Sala 119.

foto: Mavos Campos

“Candomblé: Corpos dissidentes e violência”, com Ailton da Guia Gonçalves Junior/ Tim da Guia: Graduando em História, Charlene Aguiar: Graduanda em Ciências Sociais, na Sala 117.

No modo online, ainda nesta quarta-feira (16), às 19h, acontecerá a Mesa de abertura, que versará sobre a temática: “Bairro educador e a importância da juventude na incidência de políticas públicas”, participarão, Reginaldo José Gonçalves: Coordenador do Observatório “De Olho na Quebrada”, Gabriel Feitosa:  Pesquisador e rapper e Sabrina Santos: Pesquisadora do Observatório e da Universidade Federal do ABC.

Na quinta-feira (17), as atividades terão início às 8h30 com Oficinas/Minicursos durante o horário da manhã e irão até às 17h, também na forma presencial.

Os temas expostos pela manhã, de forma simultânea serão: “Mestres e Mestras dos Saberes e a busca pelo reconhecimento”, com a Professora Ângela Gomes Freire (Araçuaí/MG), na Sala 115 – Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA). “Representação política e representação das mulheres negras na política” com a professora Maria da Luz Alves Ferreira (Unimontes), a Professora Idalécia Soares Correia (Unimontes) na sala 117.

foto: Sinara Santos

Na mesma quinta-feira (17), à tarde, 14h, serão as oficinas/minicursos: “Jovens Quilombolas e a Educação das Relações Étnico-Raciais”, com a Professora Olindina Serafim (CEAFRO/SME) e a Professora Cláudia Luz Oliveira (Unimontes), na Sala 117.

“Mestres e Mestras dos Saberes e a busca pelo reconhecimento”: Evento Presencial, com a Mestranda Uakyrê Pankararu Braz (Aldeia Cinta Vermelha Jundiba), o  Professor Fabiano José (UNIMONTES), Professor Heiberle Orácio (Unimontes). Na Sala 115.

“Políticas afirmativas no contexto brasileiro” com o Professor Leandro Luciano Silva Ranvjak (Unimontes), Francklin Cauê Borges Teixeira (Graduando em Direito), na Sala 119.

Ainda na quinta-feira (17) acontecerá a Conferência I, às 19h, de forma Online a com o tema: Ações Afirmativas e a Promoção das Condições Equitativas para Mulheres Negras com a Doutora Maria Antônia Silva Jorge: Procuradora do Município de Palmas/TO.

Na sexta-feira (18), às 8h30 acontecerá a Roda de conversa com estudantes cotistas, na forma presencial, com a coordenação de Leandro Luciano e Maria Railma Alves, Mestranda Maria Oliveira (PPGDS), Mestranda Uakyrê Pankararu Braz (Aldeia Cinta Vermelha Jundiba/Araçuaí), a Dra. Olindina Serafim (Território Quilombola do Sapê do Norte/São Mateus-ES), Auditório do Centro de Ciências Humanas (CCH).

A Conferência de encerramento será na sexta (18), acontecerá de forma online, no horário das 19h, com o tema “Educação para afro-brasileiros/as e carentes: Os desafios das Políticas de Inclusão e Promoção da Igualdade racial”, por Frei Davi Santos: EDUCAFRO BRASIL

As incrições podem ser feitas através do link

Museu Regional do Norte de Minas realiza chamamento público de exposições temporárias para 2025
Incubadora de Empresas da Unimontes lança edital para seleção de negócios a serem apoiados