O Observatório das Desigualdades e Discriminações Étnico-Raciais, coordenado pela professora Maria Railma, docente vinculada ao Departamento de Ciências Sociais, promove a partir desta quarta-feira (16) a “Semana da Consciência Negra – Política de Inclusão e Promoção da Igualdade Racial: 10 anos da Lei de Cotas”.

O evento ocorrerá nos dias 16, 17 e 18 de novembro e contará com participações especiais, como o Frei David (Educafro Brasil), Reginaldo José Gonçalves (Observatório De Olho na Quebrada), Maria Antônia da Silva Jorge (Procuradora de Palmas-TO), além de outros convidados.

Programação

Nesta quarta-feira (16), o evento acontece na Unimontes de forma presencial e, simultaneamente, em salas do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA), de 14h e 17h, em Oficinas/Minicursos com os temas:

“NEABI e as Ações Afirmativas no Contexto da Lei de Cotas” com a Professora M.s Valesca Rodrigues de Souza: IFNMG, na Sala 115.

“Perspectivas sobre a Conformação da Família Escravizada na Dramaturgia Oitocentista”: Evento Presencial, com a Professora Mestra Efigênia Alkimin (UNIMONTES), na Sala 119.

foto: Mavos Campos

“Candomblé: Corpos dissidentes e violência”, com Ailton da Guia Gonçalves Junior/ Tim da Guia: Graduando em História, Charlene Aguiar: Graduanda em Ciências Sociais, na Sala 117.

No modo online, ainda nesta quarta-feira (16), às 19h, acontecerá a Mesa de abertura, que versará sobre a temática: “Bairro educador e a importância da juventude na incidência de políticas públicas”, participarão, Reginaldo José Gonçalves: Coordenador do Observatório “De Olho na Quebrada”, Gabriel Feitosa:  Pesquisador e rapper e Sabrina Santos: Pesquisadora do Observatório e da Universidade Federal do ABC.

Na quinta-feira (17), as atividades terão início às 8h30 com Oficinas/Minicursos durante o horário da manhã e irão até às 17h, também na forma presencial.

Os temas expostos pela manhã, de forma simultânea serão: “Mestres e Mestras dos Saberes e a busca pelo reconhecimento”, com a Professora Ângela Gomes Freire (Araçuaí/MG), na Sala 115 – Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA). “Representação política e representação das mulheres negras na política” com a professora Maria da Luz Alves Ferreira (Unimontes), a Professora Idalécia Soares Correia (Unimontes) na sala 117.

foto: Sinara Santos

Na mesma quinta-feira (17), à tarde, 14h, serão as oficinas/minicursos: “Jovens Quilombolas e a Educação das Relações Étnico-Raciais”, com a Professora Olindina Serafim (CEAFRO/SME) e a Professora Cláudia Luz Oliveira (Unimontes), na Sala 117.

“Mestres e Mestras dos Saberes e a busca pelo reconhecimento”: Evento Presencial, com a Mestranda Uakyrê Pankararu Braz (Aldeia Cinta Vermelha Jundiba), o  Professor Fabiano José (UNIMONTES), Professor Heiberle Orácio (Unimontes). Na Sala 115.

“Políticas afirmativas no contexto brasileiro” com o Professor Leandro Luciano Silva Ranvjak (Unimontes), Francklin Cauê Borges Teixeira (Graduando em Direito), na Sala 119.

Ainda na quinta-feira (17) acontecerá a Conferência I, às 19h, de forma Online a com o tema: Ações Afirmativas e a Promoção das Condições Equitativas para Mulheres Negras com a Doutora Maria Antônia Silva Jorge: Procuradora do Município de Palmas/TO.

Na sexta-feira (18), às 8h30 acontecerá a Roda de conversa com estudantes cotistas, na forma presencial, com a coordenação de Leandro Luciano e Maria Railma Alves, Mestranda Maria Oliveira (PPGDS), Mestranda Uakyrê Pankararu Braz (Aldeia Cinta Vermelha Jundiba/Araçuaí), a Dra. Olindina Serafim (Território Quilombola do Sapê do Norte/São Mateus-ES), Auditório do Centro de Ciências Humanas (CCH).

A Conferência de encerramento será na sexta (18), acontecerá de forma online, no horário das 19h, com o tema “Educação para afro-brasileiros/as e carentes: Os desafios das Políticas de Inclusão e Promoção da Igualdade racial”, por Frei Davi Santos: EDUCAFRO BRASIL

As incrições podem ser feitas através do link

Professor e pesquisador da Unimontes, Hercílio Martelli Júnior é nomeado para o Comitê de Assessoramento do CNPq
II Congresso Internacional da Unimontes vai discutir o tema “Educação e Sustentabilidade”