“A educação pública de qualidade faz a grande diferença na vida das pessoas”, destaca reitor

Em 2022, é comemorado o centenário de nascimento do educador Darcy Ribeiro, natural de Montes Claros. A importância da obra de Darcy é destacada no XIII Congresso Nacional de Pesquisa em Educação (Coped), iniciado segunda-feira (6/06) e que prosseguirá até quinta-feira (9/06), na Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes). A iniciativa é da Coordenação do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação (PPGE) e do Departamento de Educação da Unimontes.

O evento tem como tema “Educações em Darcy Ribeiro nas (In) Dependências do Brasil “. Na programação, constam palestras, mesas redondas, comunicações científicas, lançamentos de livros e minicursos.

“A educação pública é que faz a grande diferença na vida das pessoas”, afirmou o reitor da Unimontes, professor Antonio Alvimar Souza, ao presidir a solenidade oficial de abertura do XXIII Coped, segunda-feira à noite, na Biblioteca Central Professor Antonio Jorge. Na oportunidade, além de apresentações artísticas culturais, os professores e acadêmicos receberam o ex-reitor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), que proferiu a conferência “Tributo a Darcy Ribeiro: a educação que queremos”.

Ao abrir o congresso, o reitor Antonio Alvimar lembrou que a Universidade vive um momento de retomada das atividades presenciais, após o isolamento social imposto pela pandemia. Ele destacou a relevância da homenagem a Darcy Ribeiro e a importância do intelectual nascido em Montes Claros para a educação brasileira.

“Temos a grande tarefa de construir uma sociedade diferente, em que as pessoas se respeitam, que respeitam a diversidade. Darcy Ribeiro traz essa mensagem com toda sua irreverência. Ele foi uma pessoa que soube pensar a universidade não somente de forma intelectual. Mas soube estar presente junto aos indígenas, junto àquelas pessoas que precisavam enfrentar os grandes desafios da nossa sociedade”, afirmou o reitor.

Ele ressaltou o papel da instituição superior no processo educacional e na formação de recursos humanos. “Espero que a universidade possa contribuir com o crescimento de todos. Que a instituição não seja somente o espaço da teoria, mas que possa contribuir, de fato, para mudar a vida das pessoas”, destacou o professor Antonio Alvimar Souza. “A Universidade é o lugar mais extraordinário onde a gente pode viver”, completou.

Ainda na abertura oficial do XIII Congresso Nacional de Pesquisa em Educação em Educação, a professora Úrsula Adelaide de Lélis, da coordenação geral do evento, fez uma apresentação da obra de Darcy Ribeiro, destacando os grandes feitos do professor, escritor, antropólogo e senador.

Ele destacou que Darcy Ribeiro foi um dos mais criativos e irrequietos intelectuais brasileiros, citando trabalhos e fatos da trajetória do educador.

Incubadora de Empresas da Unimontes lança edital para seleção de negócios a serem apoiados
Unimontes lança edital inédito com vagas para pessoas acima de 60 anos
Unimontes comemora 60 anos dos primeiros cursos superiores do Norte de Minas e homenageia suas fundadoras
Projeto Inserto Unimontes realiza Exposição de Combate à LGBTIfobia