“A educação pública de qualidade faz a grande diferença na vida das pessoas”, destaca reitor

Em 2022, é comemorado o centenário de nascimento do educador Darcy Ribeiro, natural de Montes Claros. A importância da obra de Darcy é destacada no XIII Congresso Nacional de Pesquisa em Educação (Coped), iniciado segunda-feira (6/06) e que prosseguirá até quinta-feira (9/06), na Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes). A iniciativa é da Coordenação do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação (PPGE) e do Departamento de Educação da Unimontes.

O evento tem como tema “Educações em Darcy Ribeiro nas (In) Dependências do Brasil “. Na programação, constam palestras, mesas redondas, comunicações científicas, lançamentos de livros e minicursos.

“A educação pública é que faz a grande diferença na vida das pessoas”, afirmou o reitor da Unimontes, professor Antonio Alvimar Souza, ao presidir a solenidade oficial de abertura do XXIII Coped, segunda-feira à noite, na Biblioteca Central Professor Antonio Jorge. Na oportunidade, além de apresentações artísticas culturais, os professores e acadêmicos receberam o ex-reitor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), que proferiu a conferência “Tributo a Darcy Ribeiro: a educação que queremos”.

Ao abrir o congresso, o reitor Antonio Alvimar lembrou que a Universidade vive um momento de retomada das atividades presenciais, após o isolamento social imposto pela pandemia. Ele destacou a relevância da homenagem a Darcy Ribeiro e a importância do intelectual nascido em Montes Claros para a educação brasileira.

“Temos a grande tarefa de construir uma sociedade diferente, em que as pessoas se respeitam, que respeitam a diversidade. Darcy Ribeiro traz essa mensagem com toda sua irreverência. Ele foi uma pessoa que soube pensar a universidade não somente de forma intelectual. Mas soube estar presente junto aos indígenas, junto àquelas pessoas que precisavam enfrentar os grandes desafios da nossa sociedade”, afirmou o reitor.

Ele ressaltou o papel da instituição superior no processo educacional e na formação de recursos humanos. “Espero que a universidade possa contribuir com o crescimento de todos. Que a instituição não seja somente o espaço da teoria, mas que possa contribuir, de fato, para mudar a vida das pessoas”, destacou o professor Antonio Alvimar Souza. “A Universidade é o lugar mais extraordinário onde a gente pode viver”, completou.

Ainda na abertura oficial do XIII Congresso Nacional de Pesquisa em Educação em Educação, a professora Úrsula Adelaide de Lélis, da coordenação geral do evento, fez uma apresentação da obra de Darcy Ribeiro, destacando os grandes feitos do professor, escritor, antropólogo e senador.

Ele destacou que Darcy Ribeiro foi um dos mais criativos e irrequietos intelectuais brasileiros, citando trabalhos e fatos da trajetória do educador.

Relacionadas

Montes Claros: berço do SUS – História do nascimento do maior sistema de saúde pública do mundo é discutida na Unimontes
Unimontes oferece 160 bolsas de iniciação científica com recursos da Fapemig
Unimontes participa do Fórum Técnico Minas Gerais pela Ciência
Hospital da Unimontes comemora bons resultados do DRG – modelo de classificação de pacientes
Unimontes promove fórum sobre políticas públicas de esporte e lazer
Unimontes concede bolsas de Intercâmbio para Ações Afirmativas em Portugal