O presidente da OAB, Herbert Alcântara Ferreira e o reitor da Unimontes, Wagner de Paulo Santiago – Foto: Ascom Unimontes

Como forma de homenagear um dos maiores juristas do Norte de Minas e professor universitário com uma longa e sólida carreira, a 11ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil  em Montes Claros instituiu a Comenda Doutor Danilo Pereira Borges, falecido no primeiro semestre do ano. E, na primeira edição da comenda, foram homenageados o reitor da Unimontes, professor Wagner de Paulo Santiago; o vice-reitor, professor Dalton Caldeira Rocha; o assessor especial do gabinete do reitor, professor Sebastião José Vieira Viera, além de vários professores do curso de Direito da Unimontes.

A OAB explicou que a honraria é dedicada a operadores do direito, autoridades e cidadãos que, de maneira exemplar, contribuíram com dedicação ímpar para a causa da Ordem dos Advogados do Brasil e do Estado Democrático de Direito, destacando-se por seu notável comprometimento com os elevados princípios da advocacia. Seu excepcional desempenho profissional é dignamente reconhecido. E a escolha do professor Danilo Pereira Borges, professor do curso de Direito da Unimontes por décadas, reflete a sua contribuição na consolidação do direito e do ensino superior em direito no Norte de Minas, além de sua destacada atuação como advogado, sendo extremamente respeitado e admirado pelos colegas de profissão.

Ao agradecer a honraria, ainda mais especial por ter o nome de um dos mais influentes professores de direito da Unimontes e de Minas Gerais, o reitor Wagner de Paulo Santiago destacou que o nome do Doutor Danilo Pereira Borges se confunde com a própria história do curso de Direito da universidade, deixando um legado indelével e que servirá de inspiração para gerações. “Temos uma dívida de gratidão, talvez impagável, por toda a dedicação e brilhantismo do Doutor Danilo Borges.”

O reitor Wagner Santiago agradeceu a família do homenageado por ter compartilhado o talento de Danilo Borges com a Unimontes e lembrou que o professor era também um grande escritor. Aproveitou para compartilhar  o trecho da crônica de  “Nasce um ano-bom”, em que o escritor afirma que “a arrancada está dada”. A palavra de ordem é esperança. Esperança e fé!” Observou-se que a citação mostra um profissional  cuja esperança se alicerçava no trabalho diário para a construção de uma sociedade e uma Unimontes cada vez melhor. “Isso é o que estamos fazendo em nossa Unimontes, construindo-a com trabalho diário em prol da sociedade.”

O presidente da OAB, professor Herbert Alcântara Ferreira, agradeceu aos homenageados e falou sobre a origem da Comenda. “Essa mesa reflete o que a sociedade e as instituições postas têm em relação à advocacia, respeito e lealdade institucional. Essa Comenda nada mais é do que a gratidão da advocacia por todos vocês que de alguma forma nas suas funções, ou no dia a dia, talvez até pessoal, entregaram ações em prol da valorização da advocacia. Saibam que essa comenda é resultado de um compromisso feito com o Dr. Danilo Borges de que fosse criado uma forma de agradecer às pessoas, não pelos cargos que já ocuparam, mas a OAB de Montes Claros, mas também aqueles que contribuíram e contribuem para a advocacia”.

A cerimônia solene foi realizada na sede da OAB Montes Claros e foi presidida pelo presidente da OAB, professor Herbert Alcântara Ferreira, contando  com presença da vice-presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, deputada estadual Leninha; o deputado estadual Arlen Santiago; o vice-prefeito de Montes Claros, professor Guilherme Guimarães; o juiz diretor do Foro da Comarca de Montes Claros,  Geraldo Andersen; o comandante da 11ª Região de Polícia Militar, coronel César William Passos; o chefe do 11 Departamento de Polícia Civil, delegado Jurandir Rodrigues Cesar Filho, entre outras autoridades.

O vice-reitor da Unimontes, Dalton Caldeira Rocha junto do reitor Wagner de Paulo Santiago – Fotos: Ascom Unimontes

AGRADECIMENTO E AÇÕES

Após a entrega da comenda, o reitor parabenizou os advogados na pessoa da servidora vinculada à Diretoria de Desenvolvimento de Recursos Humanos DDRH Unimontes, Regiane Gonçalves dos Santos Oliveira recebeu a Carteira da OAB.

O reitor também fez um agradecimento especial aos deputados estaduais Leninha e Arlen Santiago que tem contribuído para o desenvolvimento da Unimontes. “Eles são defensores da Unimontes e da nossa região e tem nos ajudado a conseguir mais avanços nesta gestão. Muito obrigado!”

Quando estive em Salinas, terra de Dr. Danilo, e me fizeram um pedido: Quando a Unimontes vai implantar um curso de Direito em Salinas como homenagem ao Dr. Danilo? E eu passei esse recado aos departamentos do Curso de Direito, agora é com eles.”

O reitor lembrou também que a UNIMONTES está em Salinas, graças ao apoio do deputado estadual Arlen Santiago que conseguiu uma verba de 10 milhões para construção do prédio que abrigará o Campus Unimontes na cidade. “O prédio já está em construção com capacidade para abrigar cinco cursos”.

“Como reitor da Unimontes estou muito feliz com o momento que a universidade vive. Tivemos um número recorde com mais de 54.000 mil inscritos no nosso Vestibular, que já teve vagas para o novo curso de Psicologia. Estamos com uma comissão criada para criação do curso de Farmácia para o ano de 2024 e atender nossa região. E a nossa ideia é que a cada ano, possamos oferecer novos cursos para o desenvolvimento do Norte de Minas. A Unimontes está de portas abertas para todos como uma universidade pública, gratuita e de qualidade”, concluiu o reitor.

Unimontes promove acolhida dos “calouros” com 60 anos ou mais
Reitor da Unimontes recebe visita de cortesia do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Tadeu Martins Leite
Unimontes realiza acolhida aos “calouros” aprovados no vestibular para pessoas com 60 anos ou +
Montes Claros e o Norte de Minas terão reforço na saúde pública com novas contratações no Hospital Universitário da Unimontes