Aprimorar o atendimento, com agilidade e mais segurança para o corpo clínico e para os pacientes. Este é um dos objetivos do sistema integrado de gestão hospitalar, que será implantado no Hospital Universitário Clemente de Faria, da Universidade Estadual de Montes Claros. A iniciativa foi viabilizada graças ao apoio do Grupo Alfastar Participações, que liberou recursos da ordem de R$ 927,9 mil para a aquisição de equipamentos. Também conta com a parceria da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino Superior do Norte de Minas (Fadenor).
O novo modelo de gestão foi apresentado na manhã desta sexta-feira (08/11), em solenidade realizada no auditório do HUCF, que contou com a participação do reitor da Unimontes, professor João dos Reis Canela; e do representante da Alfastar, Paulo de Tarso Rodrigues, juntamente com o superintendente, José Otávio Braga Lima, diretores, coordenadores setoriais, integrantes do corpo clínico e servidores do hospital. O projeto será implantado ao longo de nove meses.
Na oportunidade, o reitor João Canela destacou o crescimento alcançado pelo Hospital Universitário e o papel da instituição para formar recursos humanos na área da saúde e na melhoria da assistência médico-hospitalar da população de Montes Claros e do Norte de Minas. Ele enfatizou também a importância do uso da tecnologia na gestão hospitalar e nos serviços de saúde.
O superintendente do HUCF, Otávio Braga, disse que o sistema integrado de gestão hospitalar visa a busca da excelência em todos os serviços prestados pelo hospital da Unimontes, resultando numa grande conquista para os usuários. Para isso, lembrou, será necessário o envolvimento de todo o corpo clínico e dos servidores da unidade, que vão trabalhar de forma integrada. Ele salientou que, além dos ganhos para a assistência, o novo sistema vai permitir a otimização de economia de recursos para o hospital, por intermédio do efetivo controle do gasto de materiais.
ATENDIMENTO AGILIZADO
Ele destacou que o sistema integrado possibilitará maior controle dos processos financeiros. As informações gerenciais serão disponibilizadas numa base unificada, facilitando a administração das operações administrativas e assistenciais.
Com a implantação do sistema, as informações sobre os pacientes atendidos no pronto-atendimento e os prontuários das pessoas internadas serão disponibilizadas numa base eletrônica de dados, que poderão ser compartilhados entre todos os médicos do hospital. Desta forma, os pacientes terão o atendimento mais rápido e seguro.
SETORES INFORMATIZADOS – Ainda na oportunidade, o representante da empresa contratada para desenvolver o sistema de gestão – MV Informática Nordeste, Cyro Bracarense Leite, explicou como serão desenvolvidos os trabalhos e quais as áreas serão envolvidas. Através do sistema, haverá o controle informatizado dos serviços dos setores de atendimento, clínicas, diagnóstico por imagem e exames, faturamento, Serviço de Arquivo Médico e Estatístico (Same), controle financeiro, materiais e logística, serviço de apoio, gestão de tecnologia da informação e gestão estratégica.