Prefeito e deputado estadual cumprem visita de cortesia ao campus para alinhar demandas, como a possibilidade de novos cursos na sede
O município de Januária manifestou, mais uma vez, o interesse em contribuir com o trabalho da Universidade Estadual de Montes Claros. A perspectiva é buscar novos apoios com as lideranças regionais para investimentos no campus local e nos setores da comunidade que recebem diretamente as ações de ensino, pesquisa e extensão da Unimontes.
O assunto foi analisado na visita de cortesia à Reitoria do prefeito Maurício Almeida e do deputado estadual José Reis, na manhã desta quinta-feira (23/12). Eles foram recebidos pela vice-reitora, professora Ilva Ruas de Abreu, que destacou a importância de momentos como este, de alinhamento de demandas e, dessa forma, a possibilidade de melhorias na prestação de serviços à comunidade.
“Todo interesse para a consolidação do ensino superior é bem-vindo, principalmente diante da vontade de todos em reforçar o compromisso que uma instituição pública como a nossa tem com a comunidade ao seu redor”, destacou a vice-reitora.
POSSIBILIDADE
No encontro, dentre os diversos pontos, foi analisada a possibilidade de aplicar uma das propostas do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da Unimontes: a oferta de novos cursos no campus de Januária. A dinâmica passa pela análise de estrutura: recursos humanos, espaços físicos, projetos político-pedagógicos, dentre outros. “Esta é uma demanda permanente e como estamos em uma universidade colegiada, vamos analisar com os setores pertinentes quais são as possibilidades de novas ofertas”, acrescenta.
O deputado estadual Zé Reis se prontificou a abrir novos diálogos com a Secretaria de Estado de Educação (SEE) e com o Governo de Minas para que os projetos neste sentido tenham suporte logístico e legal.
Por sua vez, o prefeito Maurício Almeida adiantou que a equipe do município fará um diagnóstico para contextualizar as demandas e identificar quais áreas do conhecimento podem ser contempladas neste trabalho coletivo.
PERFIL – Conforme a estimativa mais recente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o município de Januária possui 67,8 mil habitantes (2020) ao longo de 6,6 mil quilômetros quadrados, um dos maiores territórios de todo o Estado. A cidade, entre as quatro maiores do Norte de Minas, é referência em saúde, comércio e prestação de serviços para 11 municípios ao seu redor, na microrregião do Médio São Francisco em Minas Gerais. O seu campus avançado da Unimontes foi o primeiro a ser instalado fora da sede.
A assessora do Consórcio Intermunicipal para o Desenvolvimento Ambiental Sustentável do Norte de Minas (Codanorte), Suelen Ferreira, e o professor Cássio Murilo Fahel, da Unimontes, também acompanharam a reunião.