Prefeito e deputado estadual cumprem visita de cortesia ao campus para alinhar demandas, como a possibilidade de novos cursos na sede

Encontro foi realizado na manhã desta quinta-feira (23/12), no gabinete da Reitoria (Fotos: Christiano Jilvan)

O município de Januária manifestou, mais uma vez, o interesse em contribuir com o trabalho da Universidade Estadual de Montes Claros. A perspectiva é buscar novos apoios com as lideranças regionais para investimentos no campus local e nos setores da comunidade que recebem diretamente as ações de ensino, pesquisa e extensão da Unimontes.

O assunto foi analisado na visita de cortesia à Reitoria do prefeito Maurício Almeida e do deputado estadual José Reis, na manhã desta quinta-feira (23/12). Eles foram recebidos pela vice-reitora, professora Ilva Ruas de Abreu, que destacou a importância de momentos como este, de alinhamento de demandas e, dessa forma, a possibilidade de melhorias na prestação de serviços à comunidade.

“Todo interesse para a consolidação do ensino superior é bem-vindo, principalmente diante da vontade de todos em reforçar o compromisso que uma instituição pública como a nossa tem com a comunidade ao seu redor”, destacou a vice-reitora.

POSSIBILIDADE

No encontro, dentre os diversos pontos, foi analisada a possibilidade de aplicar uma das propostas do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da Unimontes: a oferta de novos cursos no campus de Januária. A dinâmica passa pela análise de estrutura: recursos humanos, espaços físicos, projetos político-pedagógicos, dentre outros. “Esta é uma demanda permanente e como estamos em uma universidade colegiada, vamos analisar com os setores pertinentes quais são as possibilidades de novas ofertas”, acrescenta.

O deputado estadual Zé Reis se prontificou a abrir novos diálogos com a Secretaria de Estado de Educação (SEE) e com o Governo de Minas para que os projetos neste sentido tenham suporte logístico e legal.

Por sua vez, o prefeito Maurício Almeida adiantou que a equipe do município fará um diagnóstico para contextualizar as demandas e identificar quais áreas do conhecimento podem ser contempladas neste trabalho coletivo.

PERFIL – Conforme a estimativa mais recente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o município de Januária possui 67,8 mil habitantes (2020) ao longo de 6,6 mil quilômetros quadrados, um dos maiores territórios de todo o Estado. A cidade, entre as quatro maiores do Norte de Minas, é referência em saúde, comércio e prestação de serviços para 11 municípios ao seu redor, na microrregião do Médio São Francisco em Minas Gerais. O seu campus avançado da Unimontes foi o primeiro a ser instalado fora da sede.

A assessora do Consórcio Intermunicipal para o Desenvolvimento Ambiental Sustentável do Norte de Minas (Codanorte), Suelen Ferreira, e o professor Cássio Murilo Fahel, da Unimontes, também acompanharam a reunião.

Relacionadas

Acadêmicos de Psicologia da Unimontes participam de roda de conversa sobre direitos humanos
Hospital da Unimontes adere ao Setembro Verde
Nestlê Health Science realiza curso de imunonutrição no Hospital da Unimontes
Projeto “Brincando com as Letras” leva literatura e humanização para o HU-Unimontes
Editora Unimontes entrega 326 exemplares da obra-prima de Hermes de Paula a escolas municipais e estaduais
VI Congresso Brasileiro de Direito Tributário e Financeiro é aberto em Montes Claros com autoridades e especialistas