A Reitoria da Universidade Estadual de Montes Claros avança nos entendimentos junto à Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag) para suprir a carência de pessoal técnico-administrativo nos diversos setores da instituição e no Hospital Universitário Clemente de Faria. Conforme o reitor da Unimontes, professor João dos Reis Canela, com o apoio do Governo de Minas Gerais, a perspectiva da Universidade é de viabilizar, no primeiro semestre de 2018, a publicação de edital de concurso público para o preenchimento de vagas abertas na universidade devido aos desligamentos decorrentes de aposentadorias,falecimentos e de exonerações, além de outras formas de afastamento de servidores.

O reitor lembra que, devido aos desligamentos, há algum tempo a Unimontes passou a enfrentar uma carência de funcionários, que afeta as atividades de ensino, pesquisa e extensão e a prestação de serviços à comunidade. A situação também compromete os serviços na área de saúde, oferecido pelo HUCF, onde, diante do número de servidores aquém do ideal, foi necessária até a desativação de leitos e a redução do atendimento na Unidade de Tratamento Intensiva (UTI) de adultos e na UTI neonatal.

Ele ressalta que a Reitoria, por intermédio da Diretoria de Desenvolvimento de Recursos Humanos (DDRH), encaminhou um diagnóstico do quadro para a Seplag. A Unimontes contou com a sensibilidade do secretário de Estado de Planejamento e Gestão, Helvécio Magalhães, que, por intermédio da subsecretária de Gestão de Pessoas, Warlene Salum Drumond Rezende, determinou a vinda de dois representantes da Seplag a Montes Claros para verificar a situação in loco.

A Universidade recebeu a visita do diretor da central de Planejamento de Força de Trabalho da Seplag, Bruno Carlos da Silva Porto, e do servidor da secretaria Rafael Maia Nogueira. Eles participaram de reunião com a Reitoria, DDRH e também estiveram no HUCF. Foi discutida a necessidade de ajuste funcional do quadro de servidores dos setores administrativos da instituição e do Hospital Universitário.

Seplag DDRH“Pretendemos viabilizar, no primeiro trimestre de 2018, o edital do concurso para suprir parcialmente a carência de pessoal na Unimontes”, afirma o professor João Canela. Ainda será definido no edital o número de vagas para técnico-administrativos e analistas universitários, que serão disponibilizadas no concurso público.

O reitor salienta que a meta é o preenchimento de vagas provenientes das situações já citadas Não serão criadas novas vagas nem novos cargos. Desta forma, não haverá a criação de novas despesas para o Estado.

ESTRUTURA DO HUCF

Durante visita dos representantes Bruno Carlos e Rafael Maia ao Hospital Universitário Clemente de Faria, os gestores da área assistencial apresentaram as estatísticas de cada setor, tais como número de atendimentos, média de permanência e taxa de ocupação. Também foi apresentada a demanda de dimensionamento de servidores para contratação em caráter emergencial, haja vista que os contratos atuais vencem em 31 de dezembro.

Os gestores explicaram as rotinas de trabalho em cada setor assistencial, o quadro atual de servidores e as demandas da contratação de enfermeiros, fisioterapeutas, técnicos de enfermagem, farmácia, raios-x e laboratório, bem como nas demais áreas assistenciais e administrativas do hospital.

Seplag HUCF

Ainda na oportunidade, foi relatado o estado de superlotação do hospital, único em Montes Claros com atendimento 100% SUS, referência em assistência aos 86 municípios da região macro-norte e os impactos da falta de contratação de servidores para manutenção do funcionamento adequado, além da garantia da qualidade da assistência e segurança dos pacientes.

Para o superintendente do Hospital Universitário, José Otávio Braga Lima, a visita dos representantes da Seplag foi um momento histórico da unidade, criando a perspectiva de ajuste efetivo do quadro funcional.

Por sua vez, o diretor de Planejamento de Força de Trabalho da Seplag, Bruno Carlos da Silva Porto, explicou que, após essa reunião, será feita a análise das demandas. O próximo passo será a elaboração de diagnóstico da viabilidade técnica e orçamentária a ser enviado à Câmara de Orçamento da Secretaria de Planejamento e Gestão.

“Viemos ao Hospital Universitário para conhecer a atual situação da área de recursos humanos, visando fazer uma análise do cenário e buscar atuação, dentro das possibilidades legais e financeiras, para solucionar o problema da falta de servidores”, destacou Bruno Porto.

TAGS:DDRH