Montes Claros ganhou destaque no Programa Centelha, iniciativa da Financiadora de Inovação e Pesquisa (Finep) e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), que estimula a criação de empreendimentos inovadores a partir da geração de novas ideias.

Com o total de 48 inscritos, sendo superada apenas por Belo Horizonte, a iniciativa proporciona que pessoas físicas possam apresentar ideias para soluções de problemas da sociedade, do mercado e das empresas. Do Norte de Minas, foram 61 projetos enviados.

A Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), por intermédio da  Coordenadoria de Inovação Tecnológica (vinculada à Pró-Reitoria de Pesquisa),  teve papel importante neste gráfico, uma vez que promoveu ampla  divulgação do edital ao longo de três meses. Foi feito um trabalho de mobilização junto a integrantes da comunidade acadêmica da Unimontes e outras instituições,empresas e demais interessados.

PROGRAMA

As melhores ideias serão selecionadas para o recebimento de recursos que visam colocá-las em prática. As inscrições para o Programa Centelha foram encerradas no dia 14 de novembro.

A coordenadora de Inovação Tecnológica da Unimontes, professora Sara Gonçalves Antunes de Souza, salienta que, entre as ações implementadas, destacam-se a organização de eventos com a participação da equipe da Fapemig, realizados em  Janaúba e Montes Claros. A divulgação também foi realizada durante o Fórum de Ensino, Pesquisa e Extensão e Gestão (Fepeg), no período de 5 a 8 de novembro, por meio da mesa redonda sobre ‘Empreendedorismo na Universidade’, que contou com a presença do presidente da Fapemig, professor Evaldo Vilela.

A professora Sara Antunes, que também é diretora executiva da Incubadora de Empresas de Base Tecnológica da Unimontes (Inemontes), acrescenta que houve a  divulgação   com cartazes e comunicação direta e em salas de aula (da graduação e pós-graduação), nas mídias sociais da universidade e, ainda, com o envio de mensagens aos integrantes da comunidade acadêmica. As informações sobre o  Centelha foram divulgadas também no âmbito dos programas “Agita” e “Delas”(ambos do Sebrae Minas).

“Tivemos um resultado exitoso e que dá visibilidade ao trabalho que vem sendo desenvolvido por diversos atores no Norte de Minas, em prol do empreendedorismo e desenvolvimento regional. Um exemplo são os empreendedores que são apoiados pela Inemontes, que encaminharam vários projetos”, comemora a professora Sara Antunes.

TAGS:Gestão

Unimontes anuncia ampliação do número de leitos pediátricos no Hospital Universitário
FAPEMIG lança chamada para fortalecimento e consolidação da pesquisa na UEMG e Unimontes
Projeto “Convivências Itinerantes” promove bem-estar e inclusão para a terceira idade no Hospital Universitário