Montes Claros ganhou destaque no Programa Centelha, iniciativa da Financiadora de Inovação e Pesquisa (Finep) e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), que estimula a criação de empreendimentos inovadores a partir da geração de novas ideias.

Com o total de 48 inscritos, sendo superada apenas por Belo Horizonte, a iniciativa proporciona que pessoas físicas possam apresentar ideias para soluções de problemas da sociedade, do mercado e das empresas. Do Norte de Minas, foram 61 projetos enviados.

A Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), por intermédio da  Coordenadoria de Inovação Tecnológica (vinculada à Pró-Reitoria de Pesquisa),  teve papel importante neste gráfico, uma vez que promoveu ampla  divulgação do edital ao longo de três meses. Foi feito um trabalho de mobilização junto a integrantes da comunidade acadêmica da Unimontes e outras instituições,empresas e demais interessados.

PROGRAMA

As melhores ideias serão selecionadas para o recebimento de recursos que visam colocá-las em prática. As inscrições para o Programa Centelha foram encerradas no dia 14 de novembro. 

A coordenadora de Inovação Tecnológica da Unimontes, professora Sara Gonçalves Antunes de Souza, salienta que, entre as ações implementadas, destacam-se a organização de eventos com a participação da equipe da Fapemig, realizados em  Janaúba e Montes Claros. A divulgação também foi realizada durante o Fórum de Ensino, Pesquisa e Extensão e Gestão (Fepeg), no período de 5 a 8 de novembro, por meio da mesa redonda sobre ‘Empreendedorismo na Universidade’, que contou com a presença do presidente da Fapemig, professor Evaldo Vilela.

A professora Sara Antunes, que também é diretora executiva da Incubadora de Empresas de Base Tecnológica da Unimontes (Inemontes), acrescenta que houve a  divulgação   com cartazes e comunicação direta e em salas de aula (da graduação e pós-graduação), nas mídias sociais da universidade e, ainda, com o envio de mensagens aos integrantes da comunidade acadêmica. As informações sobre o  Centelha foram divulgadas também no âmbito dos programas “Agita” e “Delas”(ambos do Sebrae Minas).

“Tivemos um resultado exitoso e que dá visibilidade ao trabalho que vem sendo desenvolvido por diversos atores no Norte de Minas, em prol do empreendedorismo e desenvolvimento regional. Um exemplo são os empreendedores que são apoiados pela Inemontes, que encaminharam vários projetos”, comemora a professora Sara Antunes.

TAGS:Gestão

Relacionadas

Conselho Estadual de Educação aprova novo Estatuto da Unimontes
Unimontes aplica neste sábado as provas da 2ª fase da OBMEP 2025
ProfLetras está com inscrições abertas para Seminário de Pesquisa em Letras
Unimontes realiza, em novembro, 1º Festival de Arte e Cultura Marina Lorenzo Fernandez
Hospital da Unimontes abre inscrições para Feira do Servidor
Curso de Especialização em Preceptoria em Saúde inicia atividades presenciais em 13 polos da Unimontes