NEAB/Unimontes promove a VI Semana da Consciência Negra

O Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros da Unimontes (NEAB), que ao longo da sua atuação na universidade, tem desenvolvido ações no sentido de promover a igualdade racial, promove neste mês a VI Semana da Consciência Negra-NEAB | XI Seminário Discente Petcre, do curso de Ciências da Religião.

Nesta edição, o NEAB objetiva, além de celebrar a cultura afro-brasileira, abordar a Lei 10.639/2003 como um importante marco político da luta do povo negro no combate ao racismo na sociedade brasileira. A Lei 10.639/03, alterada pela Lei 11.645/08, incluiu no currículo escolar o ensino da História e Cultura afro-brasileira. Contudo, pesquisas apontam que a escola resiste à sua efetiva implementação.

As atividades do evento propõem a discussão sobre o “status” da lei na educação a partir do diálogo entre pesquisadores da temática, personalidades da sociedade civil e alunos da Unimontes.

Conforme a coordenadora do NEAB, professora Ângela Cristina Borges, “racismos e preconceitos somente serão extirpados de nossa sociedade com a educação, e essa ocorre em família, no espaço religioso e, na escola”.

Programação – Com uma extensa programação, a VI Semana da Consciência Negra-NEAB | XI Seminário Discente Petcre do curso de Ciências da Religião teve início na quinta-feira (17) com o Seminário “O devir-negro do mundo”, que encerrou na sexta-feira (18).

Professora Ângela Cristina Borges, coordenadora do NEAB
(Foto: Divulgação)

Nesta segunda-feira (21), a programação segue às 19h10 no CCH, prédio 2, com a mesa “Miríades de Exú”, com o professor Admilson Eustáquio Prates (IFNMG) e o Mestrando/Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE-Unimontes), Wellington Coimbra Ferreira.

Na terça-feira (22), às 15h, também no CCH, acontecerá o minicurso “Mangá Raízes”, que será ministrada pela professora, mestre em educação, Cristina Santos Silva. Na sequência, às 19h10 também no prédio 2, haverá uma mesa com o tema “Raça e Educação”, que terá como facilitadoras as professoras Zilmar Santos Cardoso, Cristina Borges e Michelle de Souza Castilho, bem como a jornalista e cineclubista, Márcia Braga.

A programação segue na quarta-feira (23), às 15h, no CCH, com o minicurso “Cultura afro-religiosa na Educação Básica: desafios e perspectivas” com o professor Ricardo Willame Santana. Às 19h10, no CCSA (prédio 1), acontece a oficina “Tambores do Sertão, percussão, cantigas, saberes e conhecimento”, com Eudes Roberto dos Santos, do Terreiro de Umbanda Caboclo Tupynambá. A oficina também terá a participação de Helbert Rafael Santos, Roça N’gongobila.

Na quinta-feira (24), às 19h10, no CCSA, haverá um tributo ao professor Waway Kimbanda com o tema “Religião, Identidade e Diálogo”, que será apresentado por acadêmicos do 7º período de Ciências da Religião. Às 19h30, ainda no CCSA, será a vez dos acadêmicos do 4º período de Artes Teatro/Noturno, que trará o tema “Devir-Negro do mundo – Perspectivas filosóficas De/Por mulheres negras”.

Sexta-feira (25), às 19h30, no CCSA, é a vez dos acadêmicos do 2º Período de História/Matutino darem continuidade ao seminário “O Devir-Negro do Mundo – Perspectivas filosóficas De/Por mulheres negras”.

Para encerrar as atividades da semana, com transmissão online, no sábado (26), às 15h, acontecerá o minicurso sobre a Lei 10.639 como instrumento de enfrentamento das Colonialidades na Educação, com o Professor Paulo Robério Ferreira Silva (Doutorando/PPGE).

Haverá emissão de certificado de 55 horas. É necessário se inscrever pelo link.

Professor e pesquisador da Unimontes, Hercílio Martelli Júnior é nomeado para o Comitê de Assessoramento do CNPq
II Congresso Internacional da Unimontes vai discutir o tema “Educação e Sustentabilidade”
Unimontes e IFNMG mostram suas ações e avanços no ensino, pesquisa e extensão em estande compartilhado na 50ª Expomontes
Unimontes divulga edital do vestibular próprio do ano de 2025