NEAB/Unimontes promove a VI Semana da Consciência Negra

O Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros da Unimontes (NEAB), que ao longo da sua atuação na universidade, tem desenvolvido ações no sentido de promover a igualdade racial, promove neste mês a VI Semana da Consciência Negra-NEAB | XI Seminário Discente Petcre, do curso de Ciências da Religião.

Nesta edição, o NEAB objetiva, além de celebrar a cultura afro-brasileira, abordar a Lei 10.639/2003 como um importante marco político da luta do povo negro no combate ao racismo na sociedade brasileira. A Lei 10.639/03, alterada pela Lei 11.645/08, incluiu no currículo escolar o ensino da História e Cultura afro-brasileira. Contudo, pesquisas apontam que a escola resiste à sua efetiva implementação. 

As atividades do evento propõem a discussão sobre o “status” da lei na educação a partir do diálogo entre pesquisadores da temática, personalidades da sociedade civil e alunos da Unimontes.

Conforme a coordenadora do NEAB, professora Ângela Cristina Borges, “racismos e preconceitos somente serão extirpados de nossa sociedade com a educação, e essa ocorre em família, no espaço religioso e, na escola”.

Programação – Com uma extensa programação, a VI Semana da Consciência Negra-NEAB | XI Seminário Discente Petcre do curso de Ciências da Religião teve início na quinta-feira (17) com o Seminário “O devir-negro do mundo”, que encerrou na sexta-feira (18).

Professora Ângela Cristina Borges, coordenadora do NEAB
(Foto: Divulgação)

Nesta segunda-feira (21), a programação segue às 19h10 no CCH, prédio 2, com a mesa “Miríades de Exú”, com o professor Admilson Eustáquio Prates (IFNMG) e o Mestrando/Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE-Unimontes), Wellington Coimbra Ferreira.

Na terça-feira (22), às 15h, também no CCH, acontecerá o minicurso “Mangá Raízes”, que será ministrada pela professora, mestre em educação, Cristina Santos Silva. Na sequência, às 19h10 também no prédio 2, haverá uma mesa com o tema “Raça e Educação”, que terá como facilitadoras as professoras Zilmar Santos Cardoso, Cristina Borges e Michelle de Souza Castilho, bem como a jornalista e cineclubista, Márcia Braga.

A programação segue na quarta-feira (23), às 15h, no CCH, com o minicurso “Cultura afro-religiosa na Educação Básica: desafios e perspectivas” com o professor Ricardo Willame Santana. Às 19h10, no CCSA (prédio 1), acontece a oficina “Tambores do Sertão, percussão, cantigas, saberes e conhecimento”, com Eudes Roberto dos Santos, do Terreiro de Umbanda Caboclo Tupynambá. A oficina também terá a participação de Helbert Rafael Santos, Roça N’gongobila.

Na quinta-feira (24), às 19h10, no CCSA, haverá um tributo ao professor Waway Kimbanda com o tema “Religião, Identidade e Diálogo”, que será apresentado por acadêmicos do 7º período de Ciências da Religião. Às 19h30, ainda no CCSA, será a vez dos acadêmicos do 4º período de Artes Teatro/Noturno, que trará o tema “Devir-Negro do mundo – Perspectivas filosóficas De/Por mulheres negras”.

Sexta-feira (25), às 19h30, no CCSA, é a vez dos acadêmicos do 2º Período de História/Matutino darem continuidade ao seminário “O Devir-Negro do Mundo – Perspectivas filosóficas De/Por mulheres negras”.

Para encerrar as atividades da semana, com transmissão online, no sábado (26), às 15h, acontecerá o minicurso sobre a Lei 10.639 como instrumento de enfrentamento das Colonialidades na Educação, com o Professor Paulo Robério Ferreira Silva (Doutorando/PPGE).

Serviço

Haverá emissão de certificado de 55 horas. É necessário se inscrever pelo link.

Relacionadas

HU realiza “Simpósio Cuidar para Cuidar” em celebração do Novembro Roxo
Bazar beneficente da AVAHU para compra de aparelho que evita infecção no CTI
HU realiza 1°Simpósio norte-mineiro da criança hospitalizada
Unimontes é destaque em premiação estadual de Economia
Termina amanhã prazo para inscrição em Programas de Residência Multiprofissional
Unimontes recebe certificação da Unesco